Dia do Yaoi e os mangás BL que a autora já leu


Dia 1 de agosto é comemorado o Yaoi no Hi ou dia do Yaoi (se for na versão japonesa, fica 08/01). 

Embora exista uma hashtag na Twitter やおいの日, o termo "yaoi" não é tão usado no Japão (preferem mais usar o termo BL ou "Boys Love" para associar qualquer obra envolvendo amor entre pessoas do mesmo sexo).

O site Blyme explica melhor a origem do termo e porque as fujoshi escolheram o dia 1 de agosto para lembrar do dia do Yaoi.

Vou ser bem sincera: eu nem sabia que existia esse termo até que entrei num fórum cujas membros curtiam fanfics especialmente envolvendo amor e algo mais entre pessoas do mesmo sexo. Só que usavam o termo yaoi

Quando comecei a frequentar eventos de doujinshi no Comic Market, Comic City e outros menores, notei que ninguém aqui no Japão usava o termo yaoi e sim, boys love. Isso porque eu perguntei para algumas doujinkas que resolvi puxar conversa (algo raro de minha parte, porque se tem uma das coisas que não sei puxar, é conversa).

Daí que eu descubro que o termo yaoi nem é tão usado no Japão (mas tem força no exterior), o negócio aqui mesmo é boys love. Tanto que é mais fácil ouvir e ver BL do que yaoi.

Eu havia contado como acabei lendo vários mangas do estilo e como fui parar nesse mundo, que agora não tem volta. Não sei o que não tem mais volta - entrar no mundo BL ou entrar no mundo idol.

Se eu for ver bem, eu tenho uma quantidade razoavelmente pequena. mesmo porque eu sou bem seletiva nesse ponto (melhor dizendo, sou chata pra caraio no quesito enredo), sem contar que tem autora que estimo muito. Parte da minha coleção vem também de indicações de amigas que curtem o gênero, outra parte foi porque foi adaptado para anime/filme/dorama...

Vou listar alguns mangas que tenho, e acredito que muita gente vai saber que estilo BL eu gosto...


1. Todos os mangas da Etsuko: Quem me conhece muito bem, vai entender o motivo de eu gostar do trabalho dessa mangaka. Tirando o "Small Good Things" que eu ainda não consegui adquirir (por diversos motivos, incluindo tempo no sentido financeiro), praticamente tenho todas as obras da autora (o que me deu um bom trabalho de encontrar nas livrarias). Gosto muito do traço e do enredo, mesmo sendo angst, mas também têm momentos de aquecer o coração. 

2. Bokura no Shokutaku da Ori Mita: Foi indicação no Twitter uns bons anos atrás e consegui encontrar nas livrarias. O enredo é bem simples, nada de apelações, e tudo acontece naturalmente. Aquele tipo de história fofa mesmo sendo BL. Recentemente foi adaptado em formato dorama e não fugiu tanto do original. O spin-off que foi depois que o dorama terminou, é original.

3. Given da Natsuki Kizu: Confesso que fui ler depois que saiu o anime, e na época o manga estava no quinto volume e usei todos os pontos do meu cartão para adquirir antes que vencesse. Quanto ao manga: confesso que depois do arco do Haruki e Akihiko, a autora estava enchendo linguiça por mais que o arco do Hiiragi e Shizu fosse necessário, e quando terminou na edição de março deste ano na revista Cheri Plus, agora esperar sair o tankobon para completar. Mesmo assim, vale a pena a conferida porque o enredo envolve música também.

4. Doukyusei, de Asumiko Nakamura: Acredito eu que já comentei dessa série (porque depois de "Doukyusei", teve as sequels "Sotsugyosei Fuyu", "Sotsugyosei Haru" e "O.B.", mas para mim, as duas primeiras sequels são mais interessantes porque mantém o foco no casal principal - Rihito e Hikaru), e até hoje não conferi o anime e tampouco adquiri a sequel "blanc", que seria a vida dos dois personagens principais depois da formatura e já na fase adulta.

5. Restart wa Tadaima no Ato de, de cocomi: Outro que foi por causa do trailer da versão live-action que acabei assistindo em 2020, logo depois que liberaram os cinemas por causa da pandemia. Mesmo o manga tenha sido publicado em uma revista BL, a história é bem leve e zero apelações, e no máximo foram alguns beijos, até mesmo uma noite no hotel foi literalmente dormirem juntos e olhe lá. O filme tem uma mudança aqui e ali mas sem perder a essência. Ainda não consegui o manga posterior, o "Restart wa Onaka o Sukasete".

6. Kieta Hatsukoi, de Aruko e Wataru Hinekure: Embora tivesse sido publicado em um shojo manga, a história tem conteúdo BL mesmo sendo leve e bem divertido, que rendeu um dorama igualmente bacana. O manga já terminou e se vai ter a segunda temporada do dorama, eu vou ser bem sincera: não vai rolar, porque todos os protagonistas passaram dos vinte e já estão fazendo personagens bem mais maduros, então fiquemos na primeira temporada mesmo.

7. Kinou Nani Tabeta? de Fumi Yoshinaga: Outro que é um BL publicado em uma revista seinen, a Morning. A história de um advogado e um cabelereiro que moram juntos e discutem sobre o dia a dia durante as refeições. Nada de explícito, é bem estilo slice of life, porque a história seria o cotidiano entre dois namorados já na casa dos quarenta, o que torna a história bem mais interessante. Teve um dorama, um especial e um filme. E na temporada de outono deste ano, teremos a segunda temporada, já que o manga ainda não terminou e segue firme e forte e já está no 20o. volume!!

Obviamente, eu teria que ler muito mais, porque alguns já sairam em versão live-action como "Cherry Magic" (cuja imagem abre a postagem), "Old-Fashion Cupcake", "Minato Shouji Laundry" (que já entrou na segunda temporada), "Takara-kun and Amagi-kun" e o anime "Sasaki to Miyano", mas como eu tenho uma lista enorme de doramas e filmes pra assistir, eu só vou acumulando...

Imagens: via google mesmo.

Comments

Post a Comment