[Discoteca Básica do Empório]: "Carpenters - From The Top 1965-1983"



No passado, os irmãos Carpenters tinham um público dividido - o daqueles que queriam ouvir para "abafar" os loucos anos 70 que tinham de tudo um pouco e o daqueles que achavam que não iam durar muito pois o som deles era como se um diabético comesse açúcar e passasse muito mal. Divisões à parte, vinte e cinco anos depois do falecimento da vocalista-baterista Karen, a mesma continua sendo referência de muitas cantoras atuais.

Embora as músicas sejam baladas românticas, no meio de tudo tinham várias músicas instrumentais (por conta do irmão Richard, que além de compositor, era arranjador e pianista também), interpretações de outros artistas favoritos deles (incluindo Beatles e Beach Boys) e... algumas curiosidades, tais como aparecem no álbum quadruplo - "From The Top 1965-1983".

Lançado em 1995, o box-set contendo além de quatro CDs e booklet contendo datas e informações de cada música e observações do próprio Richard Carpenter, que passou boa parte do tempo pesquisando, procurando e remixando músicas tido como até perdidas, pois do início de carreira - ainda como "Richard Carpenter Trio" - muito acervo havia se perdido num incêndio que acabou com a casa do ex-produtor Joe Osborn.

Claro que tem muito colecionador que não sei como consegue, possui acetatos originais, fitas demo e gravações direto de rádio ou tv da época. O box-set mencionado neste artigo, além das músicas mais do que conhecidíssimas dos ouvintes, traz raridades como "Caravan" (gravada em 1965 via gravador doméstico), "I'll Be Yours" (uma das poucas músicas que Karen gravou solo circa 1967 no estúdio de Joe Orbison), "Iced Tea" (instrumental que ganhou o concurso "Battle of The Bands" no Hollywood Bowl - mas uma pena que não contém a instrumental "Girl From Ipanema"), "Good Night" (dos Beatles, gravada num programa de rádio), jingles para a TV japonesa, a versão em espanhol para "Sing", a segunda versão de "Top Of The World", a versão da música de Paul Simon "Still Crazy After All These Years".

Apesar que o booklet não trazer as letras e conter poucas fotos (uma pena, apesar que uma das fotos tiradas por Annie Leibowitz traz Karen circa 1973 com o penteado semelhante ao que a Amy Winehouse usa hoje) - o box-set vale a pena também pela raridade atualmente - não se encontra mais em catálogo. Na verdade, consegui o meu quando, em 2000 já morava em Kanagawa e comprei numa de minhas (inúmeras) passadas na Tower Records.

Veja também do mesmo tema:
The Beatles Live at the BBC

Comments