Lembrancinhas Temáticas (Parte 6 - Are You Happy? Nagoya Dome)

Uma das coisas que eu teria que fazer enquanto eu estiver no Japão (mesmo porque nem eu sei quando eu voltarei em definitivo, sei lá, tudo pode acontecer), era conhecer outras províncias, especialmente Kumamoto, Hokkaido e a ilha de Shikoku inteira. Outras províncias também, mas como dependo de tempo (nos dois sentidos da palavra), só posso fazer uma coisa por vez.


A idéia de alguns ídolos colocarem na lista dos concert goods itens referentes à província onde farão eventos é muito boa. Além do pessoal conhecer melhor a cidade, embora muitos programas de TV daqui exploram o assunto.



Nagoya Dome - 16 a 18 de Dezembro de 2017

Image Color: verde

Membro Responsável: Masaki Aiba

Nagoya, capital da província de Aichi, é conhecida por muitos pelo Castelo de Nagoya, o bairro de Osu e o Templo Atsuta (onde está guardado um dos três tesouros nacionais, no caso a espada). Além da culinária, como o misokatsu. A província de Aichi é a que mais possui empresas automobilísticas (no caso a Toyota, cuja sede situa-se na cidade do mesmo nome), e também é conhecida por possuir duas importantes cidades no quesito ceramistas - Seto e Tokoname. Em 2005, a província sediou a World Expo 2005, que reuniu mais de 100 expositores em todo o mundo.


O símbolo de Nagoya mais lembrado é logo de cara, o Castelo de Nagoya e seu casal de kinshachi ornando o topo. Para quem não sabe, kinshachi era um tipo de golfinho com cabeça de tigre que usaram como talismã para prevenir o castelo de pegar fogo. Era esculpido em madeira e coberto de cobre e placas de ouro. O macho fica do lado norte e a fêmea fica do sul.

Devido a reforma na estrutura de madeira da construção, o castelo principal está fechado para a visitação pública.

Uma das empresas automobilísticas mais famosas do Japão, teve sua origem na cidade de Toyota. A empresa que leva o mesmo nome da cidade, é mundialmente famosa por seus carros, como a Prius (um dos primeiros carros híbridos no Japão) e Lexus, por exemplo. Esse setor emprega boa parte de estrangeiros (uma das empresas filiadas à Toyota tem sua filial no Brasil. Muitos que trabalharam nas filiais em Aichi, acabaram indo para a filial no interior de São Paulo).

Camarões também fazem parte da culinária de Nagoya, seja na forma de tempura (fritura empanada em massa e coberta com farinha de rosca) ou tenmusu, tempura de camarão envolto como se fosse sushi ou onigiri.


Pode não parecer, mas Nagoya tem uma boa variedade gastronômica.

- Hitsumabushi - Semelhante ao unadon - enguia grelhada em molho agridoce e servido com arroz em uma tigela -, mas a forma de comer é completamente diferente. Parece não fazer sentido a princípio comer em cinco etapas, mas quando vai pela primeira vez, vai entender o porquê através do site Matcha (em inglês).

- A carne de frango de Aichi é bem conhecida na província. A espécime Nagoya Cochin é a preferida de muitos cozinheiros devido à sua carne tenra e ovos com consistência mais cremosa.

- Tebasaki seria asas de frango fritas. Mas devido a sua peculiaridade no preparo e o jeito correto de comer sem deixar resto de carne nos ossos, faz esse aperitivo ser bem conhecido na região. Um dos mais famosos seria a rede Sekai no Yamachan.

- Kishimen tipo de lámen cujo macarrão seria achatado e servido com caldo a base de saquê. Junto com o macarrão, são colocados kamaboko, espinafre em conserva e aburaage (pasta de soja curtida e frita). Flocos de bonito seco ralado são colocados na hora de servir.


- Espaguete: existem dois tipos mais populares em Nagoya - o italiano (versão do espaguete napolitano, mas servido em uma chapa quente) e o ankake spagetti, que é servido com molho estilo chinês ao invés de molho de tomate.

- Misokatsu: seria o tonkatsu (carne de porco a milanesa) servido com molho a base de akamiso (pasta de soja fermentada que usamos muito em sopas, mas o akamiso seria de cor mais escura, devido ao tempo de fermentação). Um dos estabelecimentos mais famosos é a rede Yabaton.


- Uiro-mochi: Tipo de bolinho cozido feito com farinha de arroz e açucar, com consistência semelhante ao mochi. Podem ser encontrados em confeitarias tradicionais nos mais variados sabores, como morango, matcha, yuzu e castanhas.

- Café da rede Komeda Coffee - tem uma lenda urbana que "em Nagoya é mais fácil encontrar uma loja do Komeda Coffee do que Starbucks", mas se pensarmos bem, é verdade. Ainda mais que a matriz da rede fica em Nagoya. Os produtos mais populares da rede seriam o Ogura Toast (torrada de pão de fatia bem grossa com pasta de feijão azuki doce com um pedacinho de manteiga) e Shiro no Whirl, um pão estilo dinamarquês com sorvete e calda de melaço. Dizem também que o ideal seria pelo menos experimentar o café da manhã em Nagoya, que consiste no morning service - algum item acompanhando o café é gratuito.

Nota da autora: Tremenda vergonha alheia - em abril completo três anos morando em Aichi (por motivos de ter sido transferida de empresa) e até hoje não comi o hitsumabushi, só fui uma vez no Komeda Coffee (isso porque na cidade onde moro possui três e passo quase sempre em frente de um na volta do trabalho) e duas vezes - quase seguidas - no Yabaton. Sem falar que ainda não fui em Seto, conhecer uma fábrica artesanal de cerâmica; em Nagakute para conhecer a casa que inspirou a casa de Satsuki e Mei, do anime Tonari no Totoro; e mal conheço até mesmo a cidade onde moro. Falta de tempo nem seria desculpa, mas seria era falta de vergonha na cara. Pelo menos nesse tempo consegui visitar o Museu da Ciência, Castelo de Nagoya antes de fechar para reformas, Atsuta Jingu, o Castelo de Okazaki, o festival de Tagata em Komaki, e o parque das glicínias em Tsushima. 

Nota da autora 2: Antes que me taquem pedras e me amaldiçoem até a décima geração, sim, eu fui no show em Nagoya, mais especificamente no último dia, graças as amigas que possuo.

Imagens: @ayapon (twitter), pmcr imagens, t-face, tomaty.jp

Fontes: wiki japan, nagoya info, Matcha.

Sobre Sapporo → aqui!!

Sobre Tóquio → aqui!!

Sobre Osaka → aqui!!

Comments