Arashi 5X20 - Fatos e Curiosidades em Singles e alguns bônus (2009~2013)

Para quem perdeu a primeira parte e a segunda, bom dar uma lidinha antes de continuarmos. Afinal, a vida continua.




O ano de 2009 foi o ano em que o grupo Arashi comemorava 10 anos de carreira. E a popularidade já estava no auge, graças aos programas de TV que estavam bem sucedidos ("VS Arashi", "Arashi  no Shukudai-kun" e "Himitsu no Arashi-chan"), doramas (no ano de 2009, Jun Matsumoto protagonizou em "Smile"; Satoshi Ohno em "Uta no Oniisan"; Sho Sakurai em "The Quiz Show 2009" e o live action de "Yatterman"; Masaki Aiba em "My Girl"; e Kazunari Ninomiya fez uma pequena ponta no filme "Heaven's Door", como um dos host num clube) e, claro, a turnê de aniversário foi realizado nos cinco Domes (Sapporo, Tokyo, Nagoya, Osaka e Fukuoka) e no Estádio Olímpico.

E no mesmo ano, foram lançados o best album "All the BEST! 1999~2009" em duas edições (a limitada que tinha um CD extra, com músicas selecionadas pelos membros do grupo, e a regular que continha uma música extra), e o DVD "5X10 All the BEST! CLIPS 1999~2009" que continha todos os PVs dos singles correspondentes e um bônus, que era a versão anime de "Believe".

25 - "Believe"/"Kumori nochi, kaisei" (4 de março de 2009)



Quinto single do grupo a ser um double A-side. "Believe" foi usada como tema song do live action do anime da série "Time Bokan" - "Yatterman" -, protagonizado por Sho Sakurai. "Kumori Nochi, kaisei", foi usada como tema do dorama "Uta no Oniisan", protagonizado por Satoshi Ohno.

- O single possui três versões - a regular, contendo a música extra "Tobira" e as versões instrumentais das três músicas; a primeira versão com o PV de "Believe" e a segunda versão com o PV de "Kumori Nochi, kaisei".
- No DVD "5X10 All the BEST! CLIPS 1999~2009" contém a versão anime de "Believe", mas não o PV de "Kumori Nochi, kaisei".


- A segunda versão do single, não traz o nome do grupo, mas sim, "Kenta Yano, starring Satoshi Ohno". Para quem não sabe, Kenta Yano era o personagem que Ohno interpretou no dorama "Uta no Oniisan".
- No ano de 2009, três singles do grupo ficaram nos três primeiros lugares dos mais vendidos - "Believe", "Ashita no Kioku" e "My Girl" -, feito que não ocorria desde 1988 com o grupo Hikari Genji.
- No mesmo dia que o single foi lançado, o grupo AKB48 lançou "10 Nen Sakura", que ficou em terceiro lugar.

26 - "Ashita no Kioku"/"Crazy Moon - Kimi wa Muteki" (27 de maio de 2009)



Sexto single do grupo a ser um double A-side e logo em seguida do anterior. "Ashita no Kioku" foi tema de encerramento do dorama "The Quiz Show 2009", protagonizado por Sho Sakurai e You Yokoyama (Kanjani Eito). "Crazy Moon - Kimi wa Muteki" foi usada como BGM do comercial da linha de maquiagem "Esprique Precious", da Kosè.

- O single possui três versões - a regular com somente as duas músicas e com as respectivas instrumentais; a primeira versão com o PV de "Ashita no Kioku" e a segunda com o PV de "Crazy Moon".
- Não possui coupling song.
- O PV de "Crazy Moon" foi gravado no Makuhari Messe (Chiba) e o responsável pela coreografia foi Tomoyuki Yara, na época era do grupo Musical Academy (antigo subgrupo dentro do Johnny's Juniors). Yaracchi também tinha sido responsável pelas coreografias nos PVs "One Love" e "Wild At Heart".
- "Crazy Moon" originalmente era para ter o título de "Muteki", que era associado à campanha do produto "Esprique Precious", mas acabou sendo subtítulo.
- No mesmo dia que o single foi lançado, a cantora Ringo Shiina lançou "Ariamaru Tomi", que foi tema do dorama "Smile", protagonizado por Jun Matsumoto.

27 - "Everything" (1 de julho de 2009)



(Por favor, ninguém confunda com a música do mesmo nome da cantora e compositora Misia, achando que seria cover da mesma, já que dizem que seria a música preferida do Yama Pair, aka Satoshi Ohno e Sho Sakurai.)

"Everything" e a coupling song "season" foram usadas como BGM da campanha da empresa de telefonia au-KDDI, cujos CMs eram protagonizados pelo grupo.

- "Everything" pode ser encontrada no 9o. álbum de estúdio do grupo, "Boku no Miteiru Fuukei", que foi lançado somente em abril do ano seguinte. A partir deste single, as músicas e PVs somente poderão ser encontradas, por enquanto, nos singles limitados e em álbuns de estúdio.
- O PV foi gravado em Zushi e Enoshima (Kanagawa).
- A música "Everything" foi usada no CM da empresa au-KDDI com o tema "Kozo to Chigau Natsu" e "season" na campanha "Moshimo bokura ga, Arashi de nakattara".
- "season" ficou em nono lugar na pesquisa da Oricon em 2013, na pergunta "Músicas de Formatura" (em primeiro lugar ficou "Sotsugyo Shashin", da cantora Yumi Matsutoya).

28 - "My Girl" (11 de novembro de 2009)



Foi usada como tema song do dorama "My Girl", protagonizado por Masaki Aiba.

- Foram lançados duas versões do single - a regular, contendo mais duas músicas - "Tokei jikake no umbrella" e "Super Fresh" -, e a limitada com "My Girl" e "Tokei jikake no umbrella" e PV e making of de "My Girl".


- O PV de "My Girl" seria uma mini-historinha com o grupo sendo cinco irmãos que estariam de mudança depois que a mãe faleceu. A foto da mãe foi montagem de cada parte do rosto dos cinco - as sobrancelhas de Ohno, os olhos de Sakurai, o nariz do Aiba, a boca do Ninomiya e o contorno do rosto de Matsumoto (só que ninguém falou de quem era o corpo, já que na foto aparece parte dele).
- Aliás, desde o PV "Aozora Pedal" que não tinha formato de história.
- "Tokei Jikake no Umbrella" foi usada como tema das quatro histórias da série "0 goshitsu no Kyaku", protagonizado por You Yokoyama. Ohno participou na primeira história.
- "Super Fresh" nunca tinha sido apresentada nas turnês. A primeira vez, foi na turnê "Popcorn", em 2012-13. A coreografia ficou por conta de Ohno.
- Em 2009, os quatro singles lançados pelo grupo ficaram em primeiro ao quarto lugar em vendagens, segundo a Oricon.

29 - "Troublemaker" (3 de março de 2010)



Foi tema song do dorama "Tokujo Kabachi!", protagonizado por Sho Sakurai.

- E' o 25o. single consecutivo a ser topo nas paradas da Oricon, no dia do lançamento.
- Ficou em terceiro lugar como single do ano na Oricon.
- O PV foi feito em estilo stop motion, interagindo com figuras de papel conforme iam aparecendo no cenário.
- "Yurase, Ima o", coupling song, foi usada como encerramento do programa "Zoom in" e na transmissão pela NTV nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, Canadá. Sho Sakurai foi enviado especial pela emissora para cobrir o evento... ao vivo no Canadá!
- No dia 12 de fevereiro do mesmo ano, no programa "Music Station" especial do milésimo programa, o grupo foi apresentar as músicas "Troublemaker" e "Yurase Ima o", que já estavam sendo usadas no dorama e noticiários, respectivamente. Só que no mesmo dia, Sakurai estava no Canadá para comentar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. Para isso, recorreram ao chamado chroma-key - enquanto os quatro se apresentavam ao vivo, a imagem do Sakurai - já gravado anteriormente - interagia no palco (esse recurso foi usado uma vez com o grupo SMAP em 1997 - Shingo Katori estava em Shangai para divulgação de um filme no mesmo dia que o grupo ia se apresentar no programa, que é gravado ao vivo).


*Curiosidade: Nas apresentações ao vivo, não pode faltar o coraçãozinho que o Yama Pair forma com as mãos...

30 - "Monster" (15 de maio de 2010)



Foi tema song do dorama "Kaibutsu-kun" protagonizado por Satoshi Ohno. Também foi usado no especial e filme.

- No ranking de vendas no ano de 2010, ficou em segundo lugar. O primeiro lugar, foi "Troublemaker".
- Teve duas versões - a limitada com o PV e making of de "Monster" e o regular com "Monster" e "Spiral" (que já tinha na versão limitada) e as duas instrumentais.

31 - "To be free" (7 de julho de 2010)



Foi usada como BGM para o comercial da bebida Mitsuya Cider, da empresa Asahi Beverage, protagonizado por Sho Sakurai.

- Não possui coupling song, a versão limitada traz o DVD com o promotion video e o making of e o encarte tem 16 páginas. A versão regular, apenas a versão instrumental.
- No mesmo dia, foi lançado o single "Yukai, Tsuukai Kaibutsu-kun", cover da música original do anime "Kaibutsu-kun", interpretada por Satoshi Ohno (que protagonizou o personagem no dorama e filme). "To be free" e "Yukai..." ficaram em primeiro e segundo lugar respectivamente na parada da Oricon.
- "To be free" tornou-se o 20o. single consecutivo a ser topo de vendas na semana do lançamento segundo a Oricon, igualando o mesmo número que a cantora Ayumi Hamasaki.

*Trivia: Quem acompanhava os CMs da Kirin Beer que os membros do Arashi protagonizavam, na época do Green Label, eram somente Ohno, Aiba e Matsumoto. Ninomiya foi logo depois fazer parte (em 2011) por causa que, na época, ele ainda fazia comerciais de bebida para outra empresa (pela House Wellness). Sakurai foi se integrar no CM da Kirin assim que o contrato que ele tinha com a Asahi Beverage tinha terminado (na campanha da Mitsuya Cider) e foi quando eles começaram com a campanha da Kirin Beer Ichiban Shibori (2012). Via de regra, não permite um artista fazer comercial do mesmo produto (bebidas, alimentos, produtos de limpeza, etc.) em duas empresas diferentes.

32 - "Løve Rainbow" (8 de setembro de 2010)



Foi tema do dorama "Natsu no Koi wa Nijiiro ni Kagayaku", protagonizado por Jun Matsumoto (era a primeira vez que um membro do Arashi a protagonizar um getsukyu, tido como um dos horários mais disputados na mídia).

- Faziam 10 anos que uma música do Arashi não era tema de dorama na emissora da Fuji Television (a última foi para o dorama "Namida o fuite", em 2000).
- Era a primeira vez que uma música do grupo foi usada no getsukyu.
- Ficou em primeiro lugar na semana do lançamento e também durante o mês de setembro. Ficou em sétimo lugar nos mais vendidos no ano de 2010, pela Oricon.
- Saiu em duas versões - a regular com "over" como coupling song e mais duas músicas instrumentais, e a limitada com o PV e making of de "Løve Rainbow".

33 - "Dear Snow" (6 de outubro de 2010)



Foi tema do filme "Oooku", protagonizado por Kazunari Ninomiya.

- Por ter sido lançado quase no inverno, o PV traz um cenário de inverno na era Edo.
- Em um dos CMs da au-KDDI, é possível ver algumas cenas do trailer do filme e um trecho da música.
- Ficou em primeiro lugar na semana do lançamento e durante o mês de outubro. Ficou em nono lugar na lista dos singles mais vendidos no ano de 2010.
- A versão limitada do single trazia além da coupling song "Time Capsule" e o PV e making of de "Dear Snow", trazia também os bastidores da sessão de fotos.

34- "Hatenai sora" (10 de novembro de 2010)



Foi tema do dorama "Freeter, Ie o kau", protagonizado por Kazunari Ninomiya.

- Era o sexto single lançado durante o ano de 2010 (o que seria o ano em que o grupo mais lançou singles durante toda a carreira).
- Numa enquete feita em várias mídias depois de 11 de março de 2011, "Hatenai Sora" é tida como uma das músicas que "traz esperança e alegria". No 62o. Kouhaku Utagassen, em 31 de dezembro de 2011, o grupo apresentou essa música.
- Ficou em primeiro lugar na semana do lançamento e durante o mês de novembro. Ficou em sexto lugar na lista dos singles mais vendidos no ano de 2010.
- A edição limitada traziam as músicas "Hatenai Sora" e "Ano Hi no Merry Christmas", o DVD com o promotion video, making of e galeria de fotos. A edição regular, tinham mais duas músicas extras - "STORY" e "maboroshi".
- Arashi se tornou o primeiro grupo a ter seis singles no topo da parada durante um ano inteiro, passando o recorde de Ayumi Hamasaki (em 2001, ela teve cinco singles no topo).

35 - "Lotus" (23 de fevereiro de 2011)



Tema do dorama "Bartender", protagonizado por Masaki Aiba.

- Ficou em primeiro lugar na primeira semana do lançamento e atingiu a marca de 241 mil cópias.
- No PV, o center foi Masaki Aiba.
- Na edição limitada, somente o promotion video, sem o making of.

*Curiosidades: Muitos fãs chegaram a reparar nas capas de alguns singles do grupo - o center seria quem estaria protagonizando algum dorama ou filme. Não seriam todos, mas a maioria. Citando alguns exemplos:

- "Hitomi no Naka no Galaxy"/"Hero" - Ninomiya estaria no meio. Protagonizou, "Minami-kun no Koibito".
- "Happiness" - Somente Sakurai e Ninomiya estão sentados no muro, e ambos protagonizaram em "Yamada Taro Monogatari".
- "My Girl" - Aiba estaria no meio. Protagonizou "My Girl".
- "Monster" - Ohno está bem na frente na foto. Protagonizou "Kaibutsu-kun".
- "Løve Rainbow" - Matsumoto está no meio. Protagonizou "Natsu no Koi wa Nijiiro ni Kagayaku".

36 - "Meikyuu Love Song" (2 de novembro de 2011)



Foi tema de encerramento do dorama (e posteriormente especial e filme) "Nazotoki wa Dinner no Ato de", protagonizado por Sho Sakurai. Era a primeira vez que Sakurai protagonizava em um reizoku dorama pela Fuji Television ("V no Arashi" não contaria?).

- A edição limitada difere da regular por causa das coupling songs que uma não consta na outra.
- Não possui making of do promotion video, que era o grupo brincando num jogo de tabuleiro gigante (eles eram as peças).
- O single vendeu na primeira semana mais de 240 mil cópias, e ficou em primeiro lugar também no mês de novembro.
- Entre "Lotus" e "Meikyuu Love Song", foi um espaço de nove meses - um dos motivos foi o terremoto de março, o início do evento de caridade "Waku Waku Gakkou" e a turnê "Beautiful World" que iniciou em setembro (e o álbum saiu em julho).
- As fotos das capas e encartes do single (tanto regular como limitado) foram feitas no Royal Chester, na cidade de Ota, Gunma.

37 - "Wild At Heart" (7 de março de 2012)



Foi tema do dorama "Lucky Seven", protagonizado por Jun Matsumoto. Foi o segundo getsukyu que protagonizou.

- A edição limitada difere da regular por causa das coupling songs.
- O promotion video não possui making of. (O PV da música traz quatro cenas diferentes - numa sala rotatória, num corredor estreito, numa caixa e em clima de discoteca.)


- O responsável pela coreografia de "Wild At Heart" foi Tomoyuki Yara. Na apresentação da música "Tsuite Oite" na turnê "Popcorn", o responsável pela coreografia foi Satoshi Ohno (conforme o MC no show no Kyocera Osaka Dome).
- Ficou em primeiro lugar na semana do lançamento e no mês de março pela Oricon.

38 - "Face Down" (9 de maio de 2012)



Foi tema do dorama "Kagi no Kakatta Heya", protagonizado por Satoshi Ohno, primeiro getsukyu que atuava.

- A música era sobre "quem sou eu" e "outra pessoa além de eu mesmo", trazendo um tom de mistério (já que o personagem que Ohno interpretava no dorama era uma pessoa que ninguém sabia que lado ele realmente estava).
- Faziam três anos que uma música principal de um single não tinha as passagens de rap de Sakurai (a última foi em "Believe", porque o restante foram somente nas coupling songs).
- As duas coupling songs que estão nas versões limitada ("Hitori janai sa") e regular ("Mezamashita Mirai e") são conectadas uma na outra.
- Ficou em primeiro lugar na semana do lançamento, mas em segundo durante o mês de maio.
- A capa e os encartes da edição limitada têm referências ao dorama.

*Trivia: Logo que "Lucky Seven", protagonizado por Jun Matsumoto, terminou, foi "Kagi no Kakatta Heya", protagonizado por Satoshi Ohno. Ou seja, era a primeira vez que duas temporadas seguidas num getsukyu foram protagonizadas por membros de um mesmo grupo.

*Piada interna do fandom: Estamos esperando a tal supernova que está naquela porta ali.

*Nota da autora: Para mim, infelizmente, este single tem uma história triste - por causa do PV e uso de auto-tune, deu a maior briga no fandom (e para completar, foi justamente numa época em que eu estava numa fase muito ruim). Sobre a origem do auto-tune, eu tentei explicar nesta postagem aqui, mas como muita gente tem preguiça de ler, ficou por isso mesmo. E o PV dizem que um copiou o outro e foi outra confusão. Resultado: até hoje muita gente que conheço evita de comentar sobre essa música (e pior ainda que eu gosto dela).

39 - "Your Eyes" (6 de junho de 2012)



Foi tema do dorama "Mikeneko Holmes no Suiri", protagonizado por Masaki Aiba. Era a primeira vez que protagonizava um dorama pela NTV.

- Era o sexto single seguido que era usado como tema de dorama.
- Hitoki, baixista da banda Kuroyume, toca o instrumento na música (conforme creditado no álbum "Popcorn").
- O PV traz o grupo num cenário em forma de uma pupila de olho formando um túnel.
- O single ficou em primeiro lugar na semana do lançamento e no mês de junho.
- As coupling songs diferem nas edições limitada e regular. (N.da A.: para fazer a gente comprar as duas edições...)
- No mesmo dia que o single foi lançado, o grupo Hey! Say! JUMP lançava o segundo álbum de estúdio, o "JUMP WORLD" que ficou em primeiro lugar na Oricon.

*Trivia: Por ser a primeira vez que Masaki Aiba protagonizava um dorama pela emissora NTV, passou o dia todo na emissora, em quase todos os cenários (inclusive no news ZERO) e programas de TV para promover o dorama.

40 - "Calling"/"Breathless" (6 de março de 2013)



Sétimo single a ter um double A-side. "Calling" foi usada como tema do dorama "The Last Hope", protagonizado por Masaki Aiba (era a primeira vez que protagonizava um renzoku dorama pela Fuji Television) e "Breathless" foi usada no filme "Platina Data", protagonizado por Kazunari Ninomiya.

- Foi o primeiro single do Arashi a passar a marca de 750 mil cópias vendidas no dia do lançamento (mais preciso, 756 mil cópias, passando a marca do single "REAL FACE", do grupo KAT-TUN depois de quase sete anos).
- Foi o primeiro platina tripla pela RIAJ.
- Foram três versões - a regular (com mais duas músicas e quatro instrumentais), e as limitadas A (que tinha o PV de "Calling") e B (que tinha o PV de "Breathless").
- A foto da capa da edição regular trazia as veias e artérias formando um pulmão - referência a "The Last Hope" (que era dorama médico) e a música "Breathless" (que traduzindo seria "sem respirar").
- As roupas que estavam usando nas fotos das três edições do single, foram as mesmas que usaram no PV de "Breathless".
- Menção subliminar do filme "Platina Data" - menciona 3 vezes a palavra DNA.

*Trivia: Teve fã desocupada que chegou a contar QUANTAS VEZES na música "Breathless" repete o coro "oh" - 153!!! (sério que teve gente que contou mesmo?)

41 - "Endless Game" (29 de maio de 2013)



Foi tema do dorama "Kazoku Game", protagonizado por Sho Sakurai. Marcou o retorno de doramas no horário das 22 horas nas quartas-feiras pela Fuji Television.

- Oitavo single consecutivo a ser tema de dorama.
- Trigésimo single consecutivo a ser topo na Oricon. Arashi tornou-se o quarto artista a atingir essa marca - os três foram B'z, KinKi Kids e Mr. Children.
- Sairam duas versões do single - a limitada com DVD contendo o promotion video e a regular com uma música extra. Ambas as versões possuem coupling songs diferentes.


Bem, depois que o grupo havia completado 10 anos de carreira, a popularidade disparou - todos os álbuns e singles atingiam o topo das paradas no quesito de vendas; o número de inscritos no fã-clube chegou a duplicar em questão de anos; os doramas tinham audiência média; os programas de variedades que possuiam era uma mola propulsora para levantar a carreira de novatos ou fortificar a dos veteranos. E os shows passaram a ser disputados no tapa, literalmente.

Outro best album lançado depois da coletânea "All the BEST! 1999-2009", foi em setembro de 2012, o "Uraramania", na mesma época em que fizeram o show "ARAFes 2012" no Estádio Olímpico. O grande problema deste álbum foi que a compra só era possível pelo site oficial (via reserva, durante uma semana) e nos dois dias do show, e era limitado um exemplar por pessoa. A coletânea, que veio quatro CDs, trazia TODOS os coupling songs (até o single "Your Eyes"), músicas da época da gravadora Pony Canyon, e algumas que sairam em edições limitadas como "Sketch" (que foi via sorteio, quando o grupo fez cinco anos de carreira. Foi tão limitado que somente 100 pessoas foram contempladas.) e "Green" (que foi usada no programa "Zoom in!! Super X news ZERO Touch! eco 2009", mas nunca lançada em CD).

O ano de 2013 foi o último em que o grupo se apresentava no Estádio Olímpico antes de fechar para reformas para as Olimpíadas de 2020. Mas, espera-se que o grupo volte a se apresentar ao menos uma vez antes de tirarem as merecidas férias.

Imagens: tumblr, j-storm

Fontes: Wiki Japan, J-Storm, ameblo, mirei22 livejournal, oricon japan.

Comments