5X20 - Feliz 20 Anos de Muita Alegria

(Cinco anos atrás eu fiz uma postagem dos 15 anos do Arashi, das 15 músicas mais conhecidas deles. E em janeiro, fiz uma série de postagens dos singles que lançaram de 1999 a 2018.)


Quando a gente menos espera, já se foram 20 anos! Sim, o quinteto Arashi completa 20 anos de formação no dia 15 de setembro (ou 16, já que o debut do grupo se deu no Hawaii, aí fica aquela confusão até pra eles mesmos, por causa do fuso horário), e com isso, até quando eles tirarem suas merecidas férias, estão com mais trabalho pela frente. Além da turnê em andamento (o "5X20 Anniversary Tour", que termina em dezembro), eles serão navigators durante as Olimpíadas pela emissora NHK (quero ver como Sho Sakurai vai fazer, já que desde 2008 ele é enviado especial pela NTV) e, recentemente, foram convidados a fazer uma apresentação durante a posse do Príncipe Naruhito como Imperador, em novembro. Fora gravações de programas semanais em grupo e solo.

Tudo começou quando Johnny Kitagawa (antigo presidente da agência) resolveu debutar mais um grupo, para fazer campanha de divulgação do Campeonato Mundial de Voleibol que realiza anualmente no Japão. Como tinham feito anteriormente com o sexteto V6. Só que resolveram fazer diferente - debutaram o grupo no Hawaii!!!


Só que para chegarem até onde chegaram até hoje, o grupo penou para conseguir o que são atualmente (quem pensou que foi sucesso imediato, enganaram-se. Até 2005-2006, o grupo era "meio" apagado perante até quem debutou depois deles!), mas a virada de jogo deu-se mais quando Jun Matsumoto atuou em "Hana Yori Dango", como Tsukasa Doumyoji. Daí muita gente queria saber quem era o grupo, e o resto todo mundo sabe.

Alguns fatos que aconteceram com o grupo no passado, poderiam desanimar qualquer um, mas o grupo trabalhou muito para reverter a situação e hoje são considerados ídolos nacionais.


Fato 1: Quando Arashi foi chamado para ser o main personality do programa 24 Hour Television em 2004, muita gente foi pessimista, dizendo que o programa iria ser um fracasso, ainda mais que coincidiu com a Olimpíada de Atenas. 



Resultado: o grupo ainda foi main personality nos anos de 2008, 2012, 2013 e 2019.

Fato 2: Por alguns anos, o grupo tinha apenas cinco minutos num programa de rádio. Não tinham programa próprio - eles participavam de alguns, mas não eram principais. 



Desde 2002, quando tiveram seu programa próprio - "Mayonaka no Arashi" -, eles já comandaram 13 programas. Os mais duradouros são VS Arashi (desde 2008) e Arashi ni Shiyagare (desde 2010).

Fato 3: Os primeiros álbuns do Arashi nunca tiveram vendagem alta. Devido à baixa venda do álbum "one", resolveram não lançar o single e PV de "Subarashii Sekai" e o DVD do show ao vivo de "one", com receio de não vender nada. 

A coletânea 5X20, lançada em junho de 2019, já atingiu a marca de 2 milhões de cópias vendidas.
(E ainda na lista da Billboard, ficou em 2o. lugar dos álbuns mais vendidos no mundo, sendo que cerca de 90% das vendas foram somente no Japão).

Fato 4: Uma famosa empresa de fast-food terminou o contrato com Arashi antes do prazo, alegando mudança de estratégia.



Com o hiato anunciado para 2021, economistas prevêem uma perda anual de 100 bilhões de ienes devido ao grupo ter grande popularidade na venda de vários produtos. (Adendo: uma famosa empresa de fast-food recentemente contratou Satoshi Ohno para divulgar sobre o imposto de consumo que mudará em outubro.)

Fato 5: Os primeiros programas de TV que Arashi tiveram, só eram transmitidos na região de Kanto, ou seja, mais da metade do Japão nem sabia que eles tinham programa próprio de TV. Por um bom tempo, o grupo era chamado de "ídolos da região de Kanto".

Atualmente, em quase todo o Japão, existem posteres do grupo - seja nas estações de trem e metrô, e até em aeroportos.

Fato 6: Para que Arashi conseguisse um programa especial durante o Golden Week, a agência chegou até a dar atum (!!!) para o diretor-chefe da seção de variedades.



O grupo ficou conhecido por ser o único a conseguir três programas em horário nobre numa semana (VS Arashi, Arashi ni Shiyagare e Himitsu no Arashi-chan!!)

Fato 7: Os próprios membros do Arashi chegaram a dizer que "a prioridade do Arashi na agência está em oitavo lugar".

O número de membros associados no fã clube do Arashi atualmente chega a 2,8 milhões de inscritos.

Fato 8: A produção dos shows do Arashi, em meados de 2002, chegou a dizer que "se continuarem se apresentando dessa forma, em cinco anos ninguém mais vai querer ir nos shows".



A turnê atual 5X20 Anniversary Tour já bateu o recorde de ter 50 apresentações com público com mais de 2,37 milhões de pessoas.

Fato 9: Haviam planejado para que Arashi fizesse show no Yokohama Arena, que tinha 17 mil lugares, mas resolveram mudar para um menor, o Yoyogi Gymnasium, com capacidade de 10 mil lugares.



De 2008 a 2013, Arashi se tornou o único grupo a fazer 6 shows consecutivos no Estádio Nacional (Kokuritsu) que tinha 70 mil lugares.


Isso porque o grupo tem grande popularidade em território nacional. Mas, quando fizeram shows em Seul, em 2008 (na tour "Arashi Around Asia"), os ingressos para as quatro apresentações em dois dias, foram vendidos em tempo recorde. E teve grande receptividade positiva nos dois shows em Hawaii, em comemoração dos 15 anos do grupo, em 2014.

Para comemorar os 20 anos do grupo, o jornal Yomiuri Shimbun vem publicando mensalmente - desde novembro de 2018 - uma página inteira dedicada a eles, o tema conforme o mês, como em janeiro foi no Seinen no Hi (Dia da Maioridade); em junho, quando foi o lançamento da coletânea "All the BEST 5X20" (três dias antes do lançamento, o jornal postou pequenas imagens de como seria o processo de "fabricação" do álbum) e no dia 15 de setembro, quando comemoram-se os 20 anos de formação.

Da esquerda pra direita - em novembro de 2018, quando foi a data do lançamento do primeiro single; em dezembro de 2018; e em janeiro de 2019, que lembrava o Seinen no Hi, ou Dia da Maioridade.

Três dias antes do dia 26 de junho de 2019, dia em que a coletânea "All the BEST! 5X20" ia ser lançada, o jornal fez uma sequência do processo de fabricação, embalagem e envio do álbum. As cores marrom, azul e rosa eram respectivamente as cores das edições limitada, com o Live DVD e regular.

A edição do dia 15 de setembro de 2019, que comemorava os 20 anos de formação, era formada com as fotos do grupo quando estiveram em Hawaii, em 1999. Houve fã que descobriu que, juntando todas as mensagens contidas nas páginas publicadas, dava "5 and you x 20" (depois quando falo que fã do Arashi foi fã dos Beatles numa encarnação passada, ninguém acredita...)

Mesmo durante o período em que vão tirar o merecido descanso por tempo indeterminado, nós, fãs, vamos continuar apoiando. Porque fã de verdade é aquele que apoia o artista até em decisões cruciais (bem, depende muito do caso), e aprende que artista é um ser humano como qualquer um, que sabe a hora que precisa dar um tempo para colocar as idéias em ordem.

E vinte anos em atividade, somente os mais fortes conseguem superar isso.

"O que faremos depois?
Não precisa se preocupar com isso
Não é mentira, nós iremos contar tudo para vocês
Então, um pouco mais de tempo agora,
Muito obrigado de nossa parte para todos vocês..." 
                                                                        - "5X20" (tradução do inglês via twosen.livejournal

Fontes: Página do grupo "Arashi Phillipines" e ars_translations (twitter)

Imagens: abema blog, yomiuri shimbun, Shukkan the Television, 24 Hour Television HP, JAL, twitter.

Comments