Os Dez Mais da Autora - Idols em Cosplay e/ou Crossdresser


Venho fazendo aqui no Empório, a série "Quando brincar de Cosplay e/ou Crossdresser vira Coisa Séria...", e a maioria das postagens são da turma da Johnny&Associates, porque eles levam jeito pra coisa. Não que os demais artistas de outras agências façam, mas convenhamos que membro de boyband consegue levar isso numa boa.

O duro é escolher dez idols em cosplay ou fazendo crossdresser, porque enquanto puderem, os idols vão continuar fazendo isso para divertir a galera, seja para um dorama ou filme, ou porque perdeu alguma aposta e tem que pagar prenda... Alguns eu já havia postado na série.

1. Lady Oscar Fukuyama:

Uma das coisas mais difíceis de acontecer, é fazer o cantor, compositor, produtor, ator, fotógrafo e tudo o mais que der na telha, Masaharu Fukuyama fazer cosplay, mesmo se fosse parte de algum dorama ou filme. Na época que fazia o BROS. TV (vídeos exclusivos para o FC dele, mas depois compilavam em DVD e botavam pra vender na loja da Amuse), ele e a equipe fizeram duas festas temáticas de Halloween (outubro de 2016 e 2017). As fantasias eram escolhidas via enquete feito para quem era do FC. Se em 2016 o Masaharu apareceu de Conde Drácula, no ano seguinte, os fãs capricharam e fizeram ele aparecer como Lady Oscar, da história "A Rosa de Versailles", e fez maior sucesso.

2. Akihabara Maid no "Arashi no Shukudai-kun"


Um dos programas que o grupo Arashi teve e muitos fãs até hoje consideram um dos melhores que fizeram, era o "Arashi no Shukudai-kun" (2006 a 2010), que vinham convidados, davam um tema e todo mundo tinha que fazer. Por passar altas horas da noite (segunda-feira de madrugada, logo depois do "News ZERO"), a zoeira era liberada. Festival de cosplay fizeram algumas vezes, mas um dos episódios foi o que muita gente lembra, foi quando Shoko Nakagawa foi no programa (2 de outubro de 2007) e todo mundo (menos o Miura-san, que era o MC) apareceu de diversos personagens, mas Sho Sakurai se superou e apareceu de maid de Akihabara!!! 

3. Voltando nos anos 2000 no "Sore Snow Man ni Yarasete Kudasai"!


Quando o programa "Sore Snow Man ni Yarasete Kudasai" ainda estava no site pago da Paravi (TBS), os primeiros episódios foram feitos mas externas, mas devido a pandemia, por um bom tempo foram gravados no estúdio da emissora. Um dos temas apresentados e durou quatro episódios, era "Quando Custa o Snow Man?", em que a produção contactava diversas empresas para saber quanto pagava um membro do grupo para trabalhar em certo lugar, e o grupo tinha que adivinhar quanto era. Quem tivesse no final, um valor total muito alto demais, teria que pagar prenda no episódio seguinte. A "punição" era dançar o "para-para" vestido de colegial, igual nos anos 2000. Eis que Koji Mukai foi quem teve que ter aulas de "para-para" e se apresentar para os demais membros. Só que ninguém esperava uma cena inusitada no meio da dança...

4. Fazendo compras em Nagoya... de cosplay!


Dois grupos do Johnny's Jr. - Bishounen e HiHi Jets - estavam em Nagoya para uma série de apresentações no Misonoza (o espetáculo "Shonentachi ~ Ano Sora o Miagete", de 28 de outubro a 6 de novembro), e num dia que estavam livres, gravaram vídeo para o canal deles no You Tube (foi no dia 30 de outubro, aniversário do Ryo Hashimoto, membro do HiHi Jets, pelo que mencionam no vídeo). Já que estavam no centro de Nagoya, resolveram fazer a brincadeira do "cosplay kaimono", ou seja, um dos membros fazer compras vestido com alguma coisa, tal como eles fizeram em Sendai (em que o líder do HiHi Jets, Mizuki Inoue, fez três vezes porque perdeu no jankenpo). Na disputa do jankenpo, Hidaka Ukisho (do Bishounen) perdeu e foi comprar tebasaki (asinha de frango frito) no subsolo da loja de departamentos Takashimaya... vestido de corredor montado em uma galinha!!! Isso porque o Ukisho é de Nagoya e foi comprar a iguaria no famoso "Sekai no Yamachan" e ainda tinha que falar tudo terminando com "cochin", que é a espécie de galinha que tem em Aichi. Embora depois Ryo Hashimoto e Issei Kanesashi foram também devidamente fantasiados de leitão e kinshachi, eu achei a parte do Ukisho mais engraçada.

5. As cantadas de pedreiro no festival de cosplay do Naniwa Danshi.


No canal do Island TV, vinculado com o serviço de streaming GYAO!, o grupo Naniwa Danshi, antes de debutarem, tinha um quadro que se chamava "Naniwa Cosplay Meigen Gakuen", onde dava-se um tema e o grupo tinha que vir devidamente fantasiado e ainda fazerem cantadas de pedreiro. Valia de tudo - desde gatinhos fofinhos, passando por samurais, festa do pijama e até lindas enfermeiras! E quem conhece pessoal de Kansai, sabe que é diversão garantida.

Uma pena que os episódios sairam do arquivo da GYAO!, e no site do Island TV, somente a prévia (mas se tiverem sorte e paciência, encontra alguns no You Tube).

6. Novo girl group no mundo j-pop - as Canjani Eight!


O septeto formado em 2015 para promover um aplicativo de games para celular, levou tanto a sério que resolveram lançar um single, fazer um PV e ainda por cima participar na turnê no ano seguinte dos seus ídolos, o Kanjani Eight, com direito até a um encore e foram capa de revista.

Mas acabaram entrando em hiato, por causa de dois membros que se graduaram e, seis anos depois resolveram se reunir mesmo sendo quinteto e colaboraram nos concert goods dos seus amados ídolos e voltaram à ativa, com direito a música nova num programa musical.

Para quem não sabia, as Canjani Eight nada mais são o grupo Kanjani Eight como lindas colegiais em busca do seu amado perfeito, mas ele não manda notícias, nem sinal de vida. As Canjani duraram até 2019, mas depois que a Nishikiko (aka Ryo Nishikido) saiu, ficaram em hiato até que resolveram voltar na turnê "18 Sai Dome Tour".

7. Formalizando uma união estável no meio de um Dinner Show

Quem é fã desde que o V6 surgiu, sabe muito bem de um episódio de um programa (se não me engano, foi o "Hey Hey Hey Music Champ" em 1996 ou 1997) em que o grupo dizia que era "uma verdadeira família", com direito a pai, mãe, três filhos e um cachorrinho de estimação. A brincadeira foi levada tanto à sério que, o trio Coming Century (formado por Go Morita, Ken Miyake e Junichi Okada) diziam que Masayuki Sakamoto era o "pai" por ser muito bravo e que Hiroshi Nagano era a "mãe" por ser muito bonzinho. Yoshihiko Inohara servia de "irmão mais velho" do Coming Century.

Quando os três mais velhos aka 20th Century resolveram fazer um Dinner Show no final de 2001, estava tudo bem, até que resolveram "unir o útil ao agradável" e fizeram nada mais nada menos que... uma cerimônia de casamento no meio do show!!!


Deixando claro que era uma esquete para divertir o público, mas segundo fãs que foram na época e reports, os três fizeram tudo como se fosse um casamento de verdade realizado aqui no Japão, com direito a padre, troca de roupa dos noivos, filminho contando a história de como se conheceram e até a presença da "ex-namorada" no meio da festa.

Eu ainda achava que os membros do 20th Century fossem mais sérios, mas realmente vou ter rever meus conceitos depois que vi os concert goods da live tour que farão em 2023.

8. Tudo para garantir a audiência e divertir o público

Um dos programas que muita gente sente falta porque nem eles perdoavam a si mesmos, era o "SMAP X SMAP" que durou 21 anos e foi um dos precursores de que idol pode fazer programa de variedades e ganhar respeito por isso. O grupo SMAP inovou os tradicionais programas de variedades no meio dos anos 90, misturando apresentações musicais, esquetes e batalha culinária (o Bistro SMAP era um dos pontos altos do programa, porque eles mostravam os dotes culinários). Claro que nas paródias valia tudo, desde cenas de doramas da emissora (Fuji TV), filmes e apresentações musicais, fora esquetes originais.

Nem tenho como enumerar a lista de quantos personagens e personalidades o grupo fez ao longo dos anos em que esteve em atividade, mas quando fizeram campanha para a operadora de telefonia móvel SoftBank, eles variaram de salaryman, operadores de construção, comissárias de bordo e a família Shirato, marca registrada da operadora.

9. Líder é pra essas coisas...

Pelo menos nos Johnny's, a função do líder de um grupo é para tudo, desde ser MC, reunir a turma e discutir a relação, pagar contas da turma, não fazer nada e ter outras utilidades.

No programa quase semanal "King and Princeru" (NTV), um dos quadros é fazer coordenação de roupas com a namorada para um date aleatório conforme o tema escolhido, ou encenar alguma situação romântica. Para não ter que usar alguma atriz, tarento ou qualquer jovem aleatória, ou senão o público (especialmente fãs, que podem acusar a menina de querer ganhar fama a custa dos outros, ou as feministas acusarem os produtores de misoginia e por aí vai), então usam o líder do grupo para encarar a situação, no caso seria o Yuta Kishi como a linda Kishiko, que no passado ela foi líder de gangue no colegial e hoje trabalha como modelo no programa do King&Prince para ajudar os meninos na hora de fazer cantadas de pedreiro ou fazer link coordinate.

10. Lição de casa: como ser Lolita por um dia!

O grupo ABC-Z, em um episódio do programa deles, o "ABChanZoo", tiveram que aprender como ser uma Lolita por um dia, com a ajuda da representante da Associação Lolita no Japão, a modelo e enfermeira Misako Aoki. Não bastava ser na teoria, tem que ser na prática mesmo.

No que a produção levou cerca de 40 minutos para vestirem os cinco, a Misako Aoki comentou que, se quiser algo mais elaborado, leva cerca de duas horas para se transformar em Lolita. Fora que é um estilo nada barato.

Claro que no mundo idol (e até mesmo fora dele) vai existir sempre situações em programas de variedades em que eles tem que topar vestir de mulher ou fazer cosplay de alguma coisa, no programa "Gurunai" da NTV, vez ou outra tem a parte onde tem que adivinhar que artista está fazendo determinado cosplay, e convenhamos, a maioria é tão bem-feita que ninguém desconfia.

Imagens: GYAO!, BROS.TV, livejournal, TV Tokyo, Johnny's Jr. Channel, NTV, SoftBank, pinterest.

Comments