Dia Nacional dos Gatos (no Japão)

 


Como muita gente deve ter visto no Twitter no dia 22 de fevereiro um monte de referência a gatinhos (seja fanarts, seja fotos), aqui no Japão a data é relacionado com os gatos, pois o número dois também se pronuncia "ni", e acaba virando "nya", que é o miado do gato. Daqui, claro.

E quem me conhece, sabe que eu gosto de gatos, mas por vários motivos que já mencionei, eu tenho que, por enquanto, me contentar com os meus de pelúcia, aka, o Nyanko-sensei tamanho enorme disfarçado de capa de caixa de lenços. 

Eu já fiz inúmeras postagens sobre o assunto (no ano passado, fiz uma lista das postagens anteriores, e em agosto do ano passado eu fiz sobre o Dia Internacional dos Gatos, que é no dia 8), mas sempre acabo achando mais sobre os felinos, especialmente gente conhecida do mundo artístico que acaba tendo um ou mais de estimação.

O ídolo-mor da autora aqui, Masaharu Fukuyama adotou dois gatos uns anos atrás mas foi em abril de 2021, no seu programa semanal de rádio ("Fuku no Radio") que ele comentou ter adotado dois gatos - um se chama Ore (porque o branco predomina na pelagem, parecendo um "café com leite". Em japonês se pronuncia "cafe ore"...) e outro Tora (por causa da pelagem parecendo um tigre). Fukuyama chegou a mostrar os dois gatos no programa musical "The Best Artist" no ano passado e, nos goods do "Fuyu no Daikanshasai sono 20", fez cartões postais desenhados por ele e outras coisas mais com as imagens dos gatinhos.


Outras personalidades quem menos a gente imaginaria, acabaram tendo gatinhos como animaizinhos de estimação.


A atriz Keiko Kitagawa tem uma gata chamada Jill. Ela mostrou a foto no programa Tokio Kakeru, e todo mundo dizendo que a gata se parece muito com ela!!!


Ryusei Onishi, do Naniwa Danshi, tem um gato scottish fold chamado Toki. Até os próprios membros do grupo acham que os dois são muito parecidos.


Daisuke Sakuma, do Snow Man, deu o maior susto no programa "Love It", que participa às terças - logo no começo do programa, disse que agora tem dois filhos e tinha até foto provando. Os "filhos" seriam dois gatos que adotou recentemente, Tuna e Shake. Isso porque Sakuma ainda tem uma miniature daschund chamada Moon.

Como eu venho sempre mencionando no Emporio, se quiserem um animalzinho de estimação, adotem, porque está cheio de ONGs com muitos animaizinhos precisando de um novo lar, carinho e atenção. Se não é possível ter por diversos motivos que muita gente que mora aqui já sabe, então tentem contribuir com doações de ração, ajuda nas vacinas, castrações. 

Temos os neko cafe que eu já mencionei. A maioria que conheci, são de pessoas que fazem parte de ONGs, e para ajudar na manutenção, conseguem um lugar e fazem dele um ambiente para que outras pessoas que amam os felinos, interagirem com eles. Lembrando que os gatinhos são todos resgatados, são vacinados e castrados. Agora vem a velha pergunta: Kiyomi, você gosta tanto de gatos, faz postagem sobre eles, indica animes e mangas com eles, mas por qual motivo não frequenta um neko cafe???

Agora, eu não diria quesito preço, porque em Ichinomiya (cidade ao lado de onde moro) e no Mozo Wondercity em Nagoya têm dois neko cafe com precinhos camaradas, mas criei um trauma em que "ir nesses lugares é uma maldade com os bichaninhos". Explico melhor: muitas pessoas conhecidas minhas nem podem ouvir falar de neko cafe porque já vêm com o discurso de que esses lugares maltratam os bichanhinhos, que estaríamos estimulando o comércio, essas coisas, e isso me marcou de tal forma que até hoje eu reluto em ir em um e passar um free time com eles.

É só não falar, oras. Sim, mas existem coisas que a gente descobre e a gente quer compartilhar, afinal tenho blog e Instagram pra quê? 


Imagens: ojisama to neko (tw), gyao!, Fuji TV, amuse, transitions101 (tw)

Comments