Nya Nya Nya ~ Dia Nacional dos Gatos (no Japão)

Este gato de cerâmica em cima do telhado de uma das casas em Yanaka, Tóquio, se ver de longe, parece ser de verdade...

Aqui no Japão, dia 22 de fevereiro é o dia dos gatos, ou "nya nya nya no hi", já que a data, em formato numérico, fica 2/22 e muita gente acaba lendo como "nya nya nya", que seria o miado do gato. Sabe aquela coisa daqui que muita gente associa número com qualquer coisa que lembrar? Pois é...

Quem me conhece, sabe que eu gosto muito de gatos, mas eu não posso ter um por motivos que já cansei de explicar, então acabo me contentando com um Nyanko-sensei tamanho grande que fica no carro, e três Nyanko-sensei em miniatura (quem assistiu o anime movie vai entender).

Eu já fiz várias postagens sobre o dia dos gatos, seja lembrando a data, seja listando os gatos favoritos (em desenho animado ou manga)... Vamos citar alguns:


- Lista dos Gatos Favoritos da Autora: Eu comecei a fazer isso uns quatro anos atrás, quando no Twitter a hashtag #nyanyanyanohi trendou no dia 22 de fevereiro. Aí, com um certo atraso, fiz uma postagem listando os gatos (de anime) que eu gostava. Agora, se faltou bichano na lista, eu avisei que teria que parar por aí ou a lista iria ficar enorme (realmente faltou mesmo).


- Mangas onde os bichanos são o centro das atenções: "Doukyonin wa Hiza, tokidoki Atama no Ue" (em tradução livre "O morador que está no meu colo, às vezes em cima da minha cabeça") conta a história de Subaru Mikazuki, um escritor bem-sucedido com problemas de socialização e sua gata Haru, tanto do ponto de vista dele como do ponto de vista do bichano. O manga ainda está em andamento, e no momento que estou escrevendo aqui, já entrou no volume 8. O anime que passou em 2019 a história foi até o quinto volume.

"Ojisama to Neko", que seria a história de um pianista viúvo que tem um gato como companhia. Tamanho foi o sucesso que ganhou uma versão dorama (com Masao Kusakari como Fuyuki Kanda e Ryonosuke Kamiki, dublando o gato Fukumaru). Quando eu fiz a postagem, o manga estava no quarto volume. Até o presente momento, está no oitavo volume e a autora, Umi Sakurai, atualiza semanalmente na conta da pixiv. Para saber, tem que seguir a mesma pelo Twitter.


- Dia Internacional dos Gatos: Dia 8 de Agosto seria o Dia Internacional dos Gatos, não lembro o motivo de terem escolhido esta data, mas vive trendando no Twitter neste dia. Fiz algumas postagens sobre o tema, inclusive uma delas foi parte do Projeto BEDA, em que abordei os temas de milk volunteers e o projeto da província de Nagasaki em aumentar a população (no qual eles levaram o ditado "a coisa está tão difícil que até ajuda de pata de gato estamos aceitando" ao pé da letra).


- Fobia Felina: Ou ailurofobia. Nem todo mundo gosta dos simpáticos felinos e motivos eles justificam - ou é medo mesmo ou alergia ao pêlo. Mas existem pessoas que possuem um medo extremamente exagerado dos felinos. No anime, temos o Ranma Saotome (do manga e anime "Ranma 1/2") em que ele chega até a desmaiar, tamanho o pavor que ele tem de gatos. E temos um dos episódios do programa quase semanal, "Itadaki High Jump" com os membros do grupo Hey! Say! JUMP em que fizeram o Hikaru Yaotome escolher um gato ideal para pessoas que não gostam de gatos (porque ele mesmo tem pavor de um).


- Exposição: Por causa do anime movie da série "Natsume Yujincho", fizeram uma exposição que foi em várias cidades do Japão em 2019. Acabei indo duas vezes - em Osaka (maio) e Nagoya (agosto). Acho que muita pouca gente que conheço sabe da existência desta série, cujo manga está chegando no volume 28, publicado bimestralmente na revista Gekkan LaLa desde 2004. E o anime, que teve seis temporadas e quatro especiais, existe desde 2008 (e aguardando a sétima temporada). Embora o protagonista seja Takashi Natsume, um adolescente normal que consegue ver espíritos, quem rouba a cena é o Nyanko-sensei, um gato que na verdade é um espírito que todo mundo consegue ver. Embora a série tenha momentos tensos e tristes, o alívio cômico do Nyanko-sensei quebra muito essa seriedade e por isso que para quem conhece, acabou virando uma série muito famosa.

Sem falar que existem lugares aqui no Japão onde os gatos dominam o pedaço, como a ilha de Aoshima (Kagawa) e o bairro de Yanaka (Tóquio), somente para citar.

Lembrando que, quem quiser ter um gato (ou qualquer animalzinho de estimação), primeiro verifique se é permitido animais no apartamento/casa quando for alugar um; segundo, procure sempre adotar, aqui no Japão tem muitas ONGs que possuem muitos animais a espera de alguém para cuidá-los e, terceiro, tem que ter muita responsabilidade, porque existem muitos casos em que as pessoas adquirem um animalzinho só porque era bonitinho, mas depois não conseguiram dar conta e devolvem.

Caso não tenha condições de ter em casa, existem as alternativas de apadrinhar algum animal nas ONGs, ou nos casos mais extremos, os neko cafe.

Imagens: exceto a que abre a postagem, que é da autora, o restante foi via google, tumblr, home pages oficiais.

Comments