Janeiro

Embora eu não tenha feito postagem sobre o que andei fazendo em dezembro do ano passado, eu acabei incluindo na postagem da retrospectiva de 2022...

Passei mais da metade do mês de janeiro de férias. Começa que o famoso feriado de final de ano aqui no Japão para mim começou numa sexta-feira dia 29 de dezembro, mas foi praticamente quase dez dias em janeiro (ainda mais que na segunda-feira foi o Dia da Maioridade, aka Seijin no Hi), fiz trabalho temporário por dez dias e passei outros dez dias de férias de novo.

Mas aproveitei esse período para tentar resolver algumas coisas, descansar um pouco, assistir meus doramas e filmes atrasados...

Primeiro dia do ano, como sempre, vou ao templo fazer hatsumode, a primeira oração do ano, para agradecer por ter saúde e enfrentar mais um ano sem problemas. Mas não viajamos por motivos de planejamento errado e salário que ia receber depois do feriado...

O lado mais ou menos de quem passou mais da metade do mês de férias é quando resolve sair e acaba caindo no conto das bebidas e comidas sazonais e descobrindo outros lugares. Quem me acompanha no Instagram, sempre vai aparecer uma foto de alguma cafeteria aleatória (ou Tully's ou Starbucks ou Doutor)


No Doutor Coffee, costumo pegar o combo de café e algum docinho sazonal, no caso era um mont-blanc branco (normalmente como é feito de castanha, é mais puxado pro marrom) e soy latte, porque ultimamente estou tendo intolerância a lactose, ou seja, leite de vaca pra mim está fazendo mal, mas derivados não.


A rede Bagel & Bagel tem além de bagels, muffins e também a parte de cafeteria, onde pode pedir um combo de bagel, suco e sopa ou salada. No caso, eu pedi um Yankee Sandwich (hamburger, queijo, tomate, alface e molho aurora), chá gelado e sopa tipo minestrone. O bagel pode ser de sua escolha, então eu quase sempre peço o que vem gergelim. Quando dá na telha, acabo comprando uns para comer em casa.


Na rede Tully's, eu acabo parando pra carregar a bateria do celular ou para dar uma pausa pra estudar (peguei o hábito de estudar em cafeteria, porque lá eu me concentro melhor, sério). Mas claro, acabo pegando algo pra comer e beber. Como tenho o aplicativo da cafeteria e todos os dias entro para ganhar grãos na roleta, de tanto que juntei, acabo usando para customizar - no caso do Irish Latte, pedi pra trocar para leite de soja e saiu de graça tanto pra customizar como no tamanho.

A torta de chocolate é bem leve e nada doce em excesso. Pra quem gosta de doces nem tão doces assim, como eu.


No café da sereia, tinha o Blonde Latte Oats Milk (leite de aveia) e o bolinho sazonal de chá preto com leite de aveia. Felizmente essa rede possui três tipos de leite vegetal para quem quer evitar leite animal - aveia, amêndoa e de soja. Embora tenha que pagar um pouco a mais, quem tiver o aplicativo, agora dá pra trocar os pontos na customização.


A rede de sopas Soup Stock Tokyo estava com a sopa temporária de dois dias apenas, o Nanakusa, a famosa sopa das sete ervas que deve ser tomada no dia 7 de janeiro para garantir boa saúde. Além de ser bem nutritiva. Quando vou nessa rede, eu escolho muitas vezes o combo de duas sopas de tamanho pequeno, arroz com gergelim e algum suco ou chá (muito difícil eu pedir bebida carbonatada, aliás, refrigerante eu bebo uma vez por semana, e olhe lá). Aproveitei o dia que estava servindo o Nanakusa e pedi o combo com outra sopa (no caso foi o Tokyo Borsch). 

Não sei outras pessoas, mas pra mim esse combo já vale meu almoço. E era uma rede que eu ia quase direto nos finais de semana quando eu trabalhava em Tóquio.


Novamente no Tully's, depois engorda e não sabe porquê... Mas é uma rede que é MUITO difícil de encontrar onde moro, o mais perto é em Nagoya, e eu não vou até lá só pra tomar café e outras variedades. Quando vou pra Nagoya, sabe que costumo andar em tudo o que é lugar (procurando lugares diferentes para minhas postagens, me julguem), então se vejo alguma cafeteria da rede, eu aproveito e vou. Nesse dia, peguei uma panqueca com biscoito Oreo e Dark Chocolate que tinha 73% de cacau.


Em Ichinomiya, tem uma padaria artesanal que já mencionei nas minhas postagens, o Antique, que tem a padaria e junto uma cafeteria, onde até 11:30 pode ficar tomando café e comendo pães a vontade, porque depois é o almoço e o sistema muda. No dia que eu fui, tinha um ankopan de forma de gatinho que dava pena de comer. O pão era recheado de massa de feijão azuki, muito comum no país.


Confesso que fui no Tully's novamente, e duas vezes no mesmo dia só para pegar a edição limitada do café que é servido no Tomigaya Coffee no dorama "Yugure ni Te o Tsunagu", o Maple Caramel Macchiatto que leva canela, o que fica delicioso. E na compra do produto, ganha um adesivo baseado nas almofadas da casa onde Oto Umino (Ren Nagase) e Soramame Akagi (Suzu Hirose) dividem. Quem estiver acompanhando o dorama, tem legendado no Asian Team Fansub.


Feliz ano do coelho. Na revista LaLa, vieram brindes, claro. O Nyanko-sensei veio na edição tankobon de Natsume Yujincho logo depois do ano-Novo e o Kuro-Nyanko veio na revista, assim como o calendário de mesa. Já a foto, foi uma campanha que durou quatro meses no Seven-Eleven, era entrar no site, pegar o código da NetPrint e pagar pra imprimir as ilustrações da Yuki Midorikawa, autora da série.


Em janeiro, o trio Perfume, em comemoração de sua loja temática, Perfume Closet, que estava fazendo cinco anos de existência, fez uma pop-up store no Gate Towers em Nagoya. E disponibilizaram uma de suas roupas que usam nas apresentações. Mas elas também tem a loja on line no site oficial delas e na da Amuse.


Em janeiro, eu gostaria de ter ido mais ao cinema, mas existe o fator financeiro. Por eu estar de férias nada remuneradas naquele mês, eu tinha que aproveitar mais as promoções, e ao menos fui assistir ao "Dr. Coto Shinryoujo", que eu estava esperando desde o ano passado. 

No caso das cafeterias, eu fiz muito uso de pontos, promoções e cupons.

Na estação de Sakae, da linha Meitetsu-Seto, tem uma vitrina onde vez ou outra disponibilizam alguma coisa da cidade, pois ela é conhecida pelos artefatos de cerâmica. No dia que estive em Nagoya, disponibilizaram os bonecos do Hina Matsuri. 

Seto é uma das cidades que eu preciso ir por causa da arte de cerâmica, e tem o museu do Maneki-neko também.

Para quem achava que janeiro eu não tinha feito nada, até que fiz muito, inclusive acompanhando alguns doramas da temporada de inverno e filmes em casa mesmo.

Imagens: todas da autora que tirou as fotos via smartphone, o mesmo da Sharp.


Comments