Cafés Temáticos

Não sei em outros lugares do mundo, mas aqui no Japão existem uma variedade de cafés temáticos ou collabo cafe, onde é cedido dentro do estabelecimento para fazer um evento por tempo limitado. Geralmente são de animes onde além de venderem goods limitados, fazem comidas e bebidas inspiradas no tema. E o precinho é bem outro, já vou avisando.

Em todos os meus anos aqui, eu fui muito pouco nesses eventos. Ou porque vivia cheio ou porque precisava reservar com antecedência e muitas vezes eu ficava sabendo em cima da hora.

Quando eu ainda morava em Aichi, quase todos os finais de semana eu passeava em Nagoya (a capital) por ser bem perto de onde eu morava, e tinha muitos lugares que eu gostava de ir (Sakae, Osu Shotengai, Kamimaezu e o centro. Só nunca criei a vergonha na cara e ter conhecido a província toda), e na loja de departamentos PARCO tem um restaurante onde sempre tem colaboração com algum anime, mas dependendo do que for, tem que reservar devido à demanda.

Existem também os cafés temáticos permanentes, como existem alguns em Akihabara, Harajuku e Ikebukuro, por exemplo. Devem ter em outras províncias, mas é questão de eu criar vergonha na cara e procurar.

Alguns estabelecimentos costumam fazer colaborações com algum anime, seja por causa de lançamento de temporada nova, ou aniversário.

No meio de 2018, a rede de sobremesas Sweets Paradise, fez colaboração com o anime "Natsume Yujincho", pois foi a época em que o anime estava completando 10 anos e fizeram por um mês e meio a campanha, nas lojas de Tóquio, Nagoya e Osaka.







A rede Sweets Paradise é conhecida por servir bolos, doces e sorvetes (e alguns salgadinhos) no estilo buffet, paga-se um valor e pode servir-se à vontade por horário limitado. Muitas vezes fazem campanhas com frutas sazonais (a[i tem que pagar um valor à parte). No caso de collabo cafe, além de pagar o valor do buffet, se for pedir os pratos limitados, tem que pagar à parte cada unidade. 

Se comprar qualquer item da campanha, pode comprar os goods limitados, mas varia de tema para tema. E os collabo cafe também variam de loja para loja (por isso que tem que ficar de olho no aplicativo do local).

No Nagoya PARCO tem um restaurante que faz colaboração direto com anime, com pratos temáticos. O THE GUEST Cafe & Diner além de ter os pratos e bebidas temáticas, na entrada tem uma pop-up store que o pessoal pode comprar (sem precisar entrar no restaurante). Mas o tema varia de loja para loja também.



No final de março, fui para Nagoya na exposição "PLAY! Words for the Future" e como o THE GUEST ficava no mesmo prédio, fomos comer alguma coisa já sabendo que o tema era do anime  "Ranma 1/2" que foi feito uma nova versão. Os pratos eram no estilo chuuka ryori, ou seja, comida chinesa adaptado para o paladar japonês, como mapo tofu, keema curry e lámen. 

*E eu havia esquecido o quanto o mapo tofu é ardido por causa do molho. Eu pensei que tivessem feito menos apimentado porque vão mais adolescentes, mas tudo bem, porque o keema curry estava bem no ponto.

Quando digo que alguns cafés temáticos é necessário fazer reserva antecipada devido não somente à demanda, mas pelo espaço físico do lugar, recentemente fui no Tower Records Cafe, em Shibuya, onde estava tendo por tempo limitado o Naniwa no Niwa Cafe, produzido pelo grupo Naniwa Danshi.





Neste caso, para entrar era mediante sorteio dois meses antes. Poderia marcar todos os dias e horários, mas teria que ter muita sorte (no nosso caso, escolhemos todos os sábados e domingos). 

Deu tanta sorte que eu e uma amiga minha fomos sorteadas para ir no mesmo dia, mas ainda bem que em horários diferentes. Enfim.

Não tinha muita escolha nos pratos - eram dois principais e duas sobremesas. E cada pessoa podia pedir um prato de cada (duas pessoas poderiam pedir um principal de cada e dividir a sobremesa) e a soda o quanto quisesse (eram sete, cada sabor era o member color do grupo). E tinha que pedir ainda na fila, antes de entrar.

Como fomos duas vezes, na segunda vez só pedimos o prato principal e mais soda. A embalagem podia levar pra casa. Eu só não consegui tirar tanta foto do lugar porque todo mundo teve a mesma idéia. Vida de oshikatsu (pessoa que gosta de idol group) é complicada demais para eu tentar explicar...

Sobre ir em cafés temáticos, permanentes ou não, pelo menos ir uma vez na vida só para saber como funciona, vale a pena, mesmo tendo que acabar gastando um pouco mais, mas a gente nunca vai saber o dia de amanhã, então, como dizem, aproveite bem o presente mas também pensando no futuro.

*Muitos desses cafés temáticos costumam dar brindes ou novelities, que variam de porta-copos, cards e adesivos, na aquisição dos produtos, digo, comida.

Fotos: todas da autora, exceto que abre o post, que é do Natsume Anime Goods.

Esta postagem faz parte do projeto BEWA ou Blog Every Week in April, idéia da Lana que já tinha sugerido o projeto no ano passado e como fez sucesso, está com mais uma proposta diferente, o gerador de temas. Postagens temáticas serão postadas semanalmente, mas como eu esqueci de programar o post, vai hoje mesmo e vou tentar programar outro ainda nesta semana.



Comments