Depois que desencanei de vez de nunca ser convidada para rolês aleatórios, resolvi de uma vez por todas ir sozinha. Mas foram raríssimas as vezes que me chamaram e fui bem feliz, porque eram pessoas legais e na mesma situação que eu.
Só que quando resolvo ir para Tóquio, cai a maior chuva como pode se ver na foto que tirei na passarela do Mark's City Shibuya...
No dia 10 de agosto, fui até Shibuya para o evento limitado do Mickey e King & Prince no TSUTAYA Shibuya - até o penúltimo dia só quem tinha sido sorteado pelo FC do grupo, poderia entrar. No último dia, foi aberto para o público em geral com entrada limitada para adquirir os produtos especiais (já que fui sorteada, acabei comprando muita coisa útil mesmo, neck strap e canetas) e ver os cenários e roupas que usaram no PV de "What We Got".
Para quem não sabe o motivo dessa colaboração, inclusive com parceria com o Disney Channel, King & Prince é o primeiro artista japonês a interpretar a música oficial do Mickey Mouse e traduzida por eles.
Todo verão, em Roppongi Hills e arredores (TV Asahi e Tokyo Midtown), tem uma série de eventos, como concertos especiais, quiosque de cerveja (este ano está sendo a Suntory) e diversos Doraemons espalhados para o pessoal fotografar, já que o gato-robô é um dos mais populares da emissora (ok, tem o Crayon Shin-chan, mas Doraemon tem muito mais tempo). Mas, mesmo com garoa e ocasionais pancadas de chuva, o pessoal vai tirar fotinha e selfies para postarem nas redes sociais...
Já que o evento que fui em Shibuya foi logo de manhã (antes do almoço) aproveitei o tempo, fui para Roppongi, onde fica o Mori Arts Center Gallery no 52o. andar do Tokyo City View, onde fica o observatório (e onde foi a exposição de fotos do Paul McCartney no ano passado). A exposição da artista plástica e ilustradora finlandesa Tove Jansson - "Tove Janssen and The Moomins" - ficava na galeria ao lado, pois onde fica o observatório estava tendo a exposição de Leiji Matsumoto.
A exposição de Tove Jansson fiquei sabendo por causa da revista Hanako, edição de setembro deste ano, cujo assunto eram exposições de arte no verão. Eu já tinha ido em uma exposição semelhante quando teve em Nagoya em setembro de 2021 mas eram somente as histórias e comic strips de Moomin (e não dava para tirar foto de nada lá dentro por causa do material ser original e risco de danificar).
O que está sendo no Mori Arts Center Gallery, já seria toda a carreira artística de Tove - desde pinturas em aquarela, murais e os rascunhos dos personagens. Inclusive ilustrações satíricas durante a Segunda Guerra Mundial que fazia para a revista GARM nos anos 40. Todo o acervo veio direto do Museu de Arte de Helsinki (Finlândia) em comemoração aos 80 anos da criação do personagem (cerca de 300 itens, incluindo material que utilizava e revistas da época).
Desta vez poderia fotografar - tirando as pinturas, o restante estava emoldurado com proteção e em vitrinas, exceto um painel que era a cronologia da artista.
Quanto aos goods, só podem ser adquiridos quem entra na exposição. Não tem como ir somente para comprar porque a loja fica dentro do espaço da exposição mesmo.
***
Eu cheguei a essa conclusão depois de tanto levar indireta (e direta) com direito a uma postagem em rede social (do tipo, a pessoa não disse o nome mas quando li, caiu direitinho para mim e foi bem-feito): deixe que as coisas aconteçam naturalmente. Se você acha que não é bem-vinda no grupo, deixa pra lá e vá fazer as coisas sozinha. Com o tempo, as coisas vão se ajustando e para certas coisas, antes só do que mal-acompanhado.
Fotos: todos da autora.
Comments
Post a Comment