Eu e os Quadrinhos - Descobrindo coisa nova

(Para quem não lembra, leia aqui e também aqui)

Sim, mesmo chegando aos "enta" eu gosto muito de histórias em quadrinhos. Desde antes de começar a ler (segundo minha mãe). Mesmo estando aqui há uma década, eu continuo lendo, seja os mangás, seja via internet. Sim, porque encontrar livros com "as melhores tiras" só em livrarias que trabalham com importação e olhe lá (como a Tower Records , Kinokuniya...). E tem que saber bem ler inglês, pois a maioria dos quadrinhos que costumo ler, são "do estrangeiro".

Agora vem a pergunta: e nas lojas de produtos brasileiros você não encontra? Resposta: depende muito do que eu quero. Por exemplo, se eu quero as reedições do Snoopy, não vou encontrar. Se eu quero os livros de Calvin e Haroldo, não vou encontrar. Se eu quero os da Turma da Mônica, talvez encontre. Agora, se eu não quero os livros de auto-ajuda (perdoem-me quem goste), aí isso a gente encontra de monte!

Já falei que pra mim, livro de auto-ajuda é um bom livro que contenha as melhores tiras de tal personagem. Tenho as dominicais do Charlie Brown e cia., parei no sétimo livro (de dez). Deixei no Brasil os três livros do argentino Quino. Sim, da personagem "Mafalda". Deixei também minha coleção da "Vertigo", aquela coleção que continha histórias do John Constantine. E muito mais, que agora, para encontrar só nas duas lojas que mencionei. E o preço é literalmente de matar.



Existe livro de auto-ajuda melhor que as tiras de Liniers?

Acompanho dois sites especializados em quadrinhos e muitas vezes lendo o que está chegando agora ao Brasil, eu digo que lá, em matéria de quadrinhos, a coisa evoluiu muito. E pra melhor.

Nunca tinha visto tanta loja trazendo artistas para divulgar livros contendo seus desenhos. Enquanto eu estava lá, raramente tinham esses eventos. Agora é nessas horas que eu gostaria de estar lá para participar. E quem sabe ganhar um autógrafo.

Eu não entendo porque aqui, em matéria de quadrinhos "do estrangeiro", se restringe muito ao super heróis da DC e Marvel. Se procurar muito, encontre algumas obras primas, mas como disse, o preço é de matar. Agora, se vai numa loja de produtos brasileiros, não encontra nada. Uma vez, perguntei por que não se vendem livros do Snoopy ou do Calvin, por exemplo. A resposta: "o pessoal aqui não lê 'essas coisas'".

Senti-me ofendida e decepcionada. Muita gente que está aqui, desconhece até os quadrinhos que talvez tenha lido na infância. Ou se eu falar de quadrinhos atuais, a probabilidade de eu apanhar em praça pública é muito grande. Exceto se eu falar com gente que entenda muito do assunto.

Estou lendo (via internet mesmo):

Macanudo, por Ricardo Liniers. O autor, argentino, é um dos melhores da atualidade. Suas histórias, com um misto de Peanuts, Calvin e Haroldo e Krazy Kat, são de uma qualidade impressionante. Recentemente, esteve no Brasil para divulgar o primeiro álbum lançado lá. Hoje, mantém o site e as tiras diárias no jornal argentino "La Nación", e também pôr à venda a quantidade de 5000 livros com as capas desenhadas à mão, uma a uma pelo próprio.



(Pra quem não sabe, Liniers (o coelho) é casado com uma brasileira. E essa tira, conta como surgiu um dos personagens...)

Detalhe: nas histórias em que ele próprio conta seu cotidiano, ele aparece em forma de um coelho. Vale a pena perder tempo para ler tudo sim. Afinal, a Argentina não vive só de Maradona, Boca Juniores e economia vacilante.

Bichinhos de Jardim, da brasileira Clara Gomes. Descobri através de uma amiga minha via orkut mesmo. Ela postou algumas tirinhas dessa série e resolvi ir a fundo. Eis que encontro tiras quase diárias de insetos nada comuns com situações divertidas, como o caramujo sonhador, a joaninha cínica, a minhoca (ou minhoco) inocente, a borboleta vaidosa e o lagarto charmoso. Se ela publicar um livro com as melhores tiras (ou todas elas), quero garantir o meu!



Caramelo, o caramujo e Mauro Minhoca.

Claro que se eu descobrir mais, eu vou comentando neste sítio.

Comments

  1. Eu já tinha lido várias tirinhas de "Bichinhos de Jardim" antes....tb adoro. Mas non lembro onde foi que li pela primeira vez.

    Eu sinto tanta falta de uma livraria Laselva ou Saraiva...sem querer fazer Merchandising claro..

    ReplyDelete
  2. Nem me fale, pois Saraiva fui quando voltei há dois anos atrás.
    Aqui, a gente tem que se virar com a Kinokuniya ou Tower Records (este, tem que ser o de Shibuya), se a gente quer encontrar as "Graphic Novels" de qualidade.
    Só que o bolso dóiiiiiiiii....

    ReplyDelete

Post a Comment