Os Dez Mais da Autora - Últimos Filmes que Assisti


Muitas vezes, eu fazer uma lista com 10 itens que eu mais gosto, se torna algo para pensar por horas. Se for idol, álbum, manga... acabo levando dias, sem brincadeira, porque são itens que não consigo listar 10!!! Mas como mencionei numa postagem desta série: passou de dez, ninguém mais tem paciência pra ler.

Depois que saímos do estado de emergência e muitos lugares foram liberados, desde que respeitem todo o protocolo de prevenção, eu voltei a ir ao cinema. Existem filmes que eu gosto de assistir no cinema mesmo, mas caso eu não consiga ir por algum motivo de força maior, espero sair em DVD para locar (sim, aqui no Japão ainda existem locadoras de CD, DVD e mangas, bastam dar uma percorrida nas redondezas que acha uma loja da rede TSUTAYA ou da GEO ou algum aleatória como eu já achei na cidade vizinha).

Pra quem acha que a gente vive só pensando em trabalho, trabalho e trabalho, existem pessoas como eu que muitas vezes consegue arranjar um bom tempinho para diversão, afinal, precisamos limpar a mente, desestressar, distrair. Por mais que o filme possa ser uma bomba, passar raiva com o enredo, elenco e tudo junto, faz parte, porque chorar também é uma forma de extravasar suas emoções, ué.

Alguns filmes mereceram uma resenha no Empório, mas outros estão na lista de espera. Mas vou listar os dez últimos filmes que andei assistindo no cinema, depois do fim do estado de emergência (a partir de agosto de 2020), com bônus extras. Lembrando que não estão na ordem de preferência, nem de cronologia, porque dois anos seguidos esqueci de anotar na agenda e por sorte eu guardo os tickets do cinema (mesmo sendo o cartão da movie ticket, temos que ter o bilhete impresso por causa da sala e do assento, e dependendo onde fica o cinema, ganhamos direito a desconto em várias lojas se apresentar o ingresso).

1. "given" (2020): Eu aconselho assistir primeiro o anime de doze episódios que passou em julho de 2019 (tem nos streamings, locadoras, etc) para depois assistir o filme. Motivo: o filme seria a sequência do anime. Mas vale maratonar, pois o enredo é completamente diferente de muitas histórias BL que pessoas menos informadas pensam. Uma banda de rock amadora que tenta conseguir a fama, mas por trás disso, seus membros possuem traumas e dúvidas. O manga ainda está em andamento.

2. "Jiko Bukken Kowai Madori" (2020): Este filme, eu fiz a resenha completa um pouco depois que assisti. A história verídica de um comediante que aceitou o desafio de residir em "casas estigmatizadas", aquelas residências em que aconteceram vários incidentes e muita gente não compra nem aluga. O autor presenciou vários eventos estranhos durante o programa enquanto gravava. A equipe do Asian Team legendou mesmo sabendo que ninguém ia conseguir dormir depois, mesmo tendo Kame e Koji Seto no elenco.


3. "Restart wa Tadaima no Ato De" (2020): Baseado no BL manga do mesmo nome, o filme ganhou notoriedade por se tratar de uma história de amor que acontece de forma natural, tão bonita e sem nada explícito. Quem ler o manga, vai perceber que foi uma adaptação quase fiel (tirando um detalhe ou outro, mas o principal foi mantido). Fiz resenha dele uns meses depois. E a equipe do Asian Team legendou, então não tem desculpa pra não assistir.


4. "Kyoso wa Cheese no Yume o Miru" ("The Cornered Mouse Dreams of Cheese", 2020): Baseado nos mangas de Setsuna Mizushiro - "The Cornered Mouse Dreams of Cheese" e "The Carp on the Chopping Block Jumps Twice" -, o filme já impressionou quando saiu o trailer, pois quem leu os dois manga sabe que por causa de uma chantagem, dois ex-colegas dos tempos do colegial acabam tendo um romance tórrido, vamos dizer assim. Do meio pro fim, é bem angustiante, porque Kyouichi ainda ficava na dúvida de sua orientação sexual, para tristeza de Imagase. Dica: esqueçam que Tadayoshi Okura é do Kanjani Eight e que Ryo Narita era o residente inseguro em "Code Blue 3" e assistam o filme. (legendado, tem no Life)

5. "Midnight Swan" (2021): O filme trata sobre o lado sombrio das pessoas transgêneras, tendo que se submeter a trabalhos na vida noturna para poderem sobreviver e conseguir uma vida digna. Isso tudo combinado com um parente próximo negligenciado pela família, tendo a dança como uma forma de esquecer a tristeza. Embora os momentos de apresentações de ballet sejam bonitos, existe o lado triste como a negligência, o abuso, depressão. Mas também existe o lado afetivo e o remorso. Aviso que o filme é bem "pesado" e quem for muito sensível, pode ficar angustiado.

6. "Tsumi no Koe" (2021): Baseado no fato verídico do caso de extorsão nas companhias Glico e Morinaga, em 1984, o filme traz o jornalista Eiji Akutsu pesquisando sobre o caso de extorsão acontecido 30 anos atrás, em que várias empresas estavam sendo extorquidas através de mensagens gravadas em fitas-cassete e telefonemas. O alfaiate Toshiya Sone encontra no meio dos pertences de seu falecido pai, uma fita cassete contendo a gravação de sua voz quando ainda era criança. É um filme que envolve mistério e com muitos momentos tensos e trágicos, mas não deixa de ser interessante, ainda mais tendo nos papéis principais Shun Oguri e Gen Hoshino.

7. "Natsume Yuujincho The Waking Rock and The Strange Visitor" (2021): Aconselho assistir as seis temporadas do anime "Natsume Yuujincho" para poder entender a história dos personagens, pois se trata de uma série cujo manga já dura quase 20 anos e sem previsão de terminar. As duas histórias fazem parte do manga e não tinham saído em nenhuma das seis temporadas. Vale a maratona dos animes, dos especiais e dos filmes, porque, além das histórias serem lindas, o visual e, principalmente os seiyuus são excelentes.

8. "Kinou Nani Tabeta?" (2021): Outro filme que aconselho primeiro assistir o dorama que saiu na primavera de 2019 e o especial que saiu no ano-Novo de 2020, aí todo mundo entenderá como Shiro e Kenji se conheceram, pois o filme seria sequência do dorama e do especial. O filme tem cenas em Kyoto, os problemas de relacionamento do kouhai do Kenji, o casal Kohinata e Wataru. Uma série pra aquecer o coração dos mais insensíveis, os atores são excelentes (quem não gosta do Hidetoshi Nishijima?) mas recomendo não assistir de barriga vazia, por causa das receitas que o Shiro prepara. (Se quiser o dorama legendado, tem no Life)

9. Mogura no Uta Final (2021): Se não tiver senso de humor, evite esse filme, porque é uma zoeira do começo ao fim, possui muitas piadas de duplo sentido, muita pancadaria e até propaganda no meio da luta. Enfim, se assistiram os dois filmes anteriores da série do Reiji Kikukawa, um policial que se infiltra na máfia pra prender o chefão Shuho Todoroki, o terceiro - e final - não poderia ser diferente. Dirigido por Takashi Miike, a série mistura tudo isso que mencionei, e quem já assistiu algum filme dele, é recheado de violência, mas com muito humor bem forte. Imaginaram o Toma Ikuta no papel de Reiji? Pois é... não leve NADA a sério nesse filme e boa diversão. 


10. "Zenkamono" (2022): Não seria bem a sequência do dorama do mesmo nome que foi transmitido pelo canal pago WOWOW e ainda deve estar no Prime, mas é aconselhável assistir por causa de alguns eventos do passado. O tema em "Zenkamono" já foi abordado em outros filmes, como "Mamorarenakatta mono tachi e" e "Hitsuji no Ki", que seria dar uma segunda chance para ex-presidiários em liberdade condicional (se bem que em "Mamorarenakatta..." aborda mais o tema de seguro social e justiça feita pelas próprias mãos), mas mostrando os reais motivos que levaram as pessoas a cometerem tais atos.

Bonus:


- "Mamorarenakatta mono tachi e" (2021): O tema é ambientado em Miyagi-ken, durante o grande terremoto de Tohoku em 2011, e dez anos depois acontecem dois homicídios na cidade. Um dos suspeitos, Yasuhisa Tone, que saiu recentemente da prisão por delito corporal para defender um amigo, está sob vigília do investigador Seiichiro Tomashino. O filme aborda mais o tema de seguro social (o seikatsu hogo, que seria um valor pago para pessoas que não tem como se sustentar financeiramente por não ter algum parente para ajudar) e justiça feita por próprias mãos. Legendas via Satoh Takeru Brasil e também no Asian Team.


- "Kon'ya Sekai Kara Kono Koi ga Kietemo" (2022): Filme que ainda está em cartaz e orarmos para que depois disponibilizem para o mundo todo, porque tem momentos choráveis de tão bonito que vira o relacionamento de uma jovem que sofre de amnésia anterógrada com um rapaz que a pede em namoro por brincadeira (está sendo o filme mais comentado pelas jovens por causa da dupla que protagoniza desde "Kieta Hatsukoi" - Riko Fukumoto e Shunsuke Michieda).


 - "TANG" (2022): Baseado no livro "Robot in the Garden" da escritora inglesa Deborah Install, é a história de um rapaz que foi despejado pela esposa e encontra um robô que o acompanha numa viagem para consertá-lo. Se ler o livro e assistir o filme, claro que vai ter muitas diferenças e não vou falar. Pra quem gosta de filmes que envolve fantasia e calor humano (mesmo Tang sendo um robô), uma boa diversão, porque o robozinho é muito fofo. Mas aquela história - nunca julgue um livro pela capa (não, não estou dizendo que o filme é ruim, muito pelo contrário). Spoiler contado pela própria produção do filme UMA SEMANA depois que estreiou: Kazunari Ninomiya faz duplo papel, ninguém sabia, não consta nos créditos e nem o próprio Nino revelou.

Ainda farei resenha de alguns filmes que assisti nesta lista, mas certeza que irei demorar um bocado.

Imagens: Cinema Today, Toho, WOWOW, Warner, Aniplex, TV Tokyo.

Comments