[BEDA em Abril] Dorama Lista - "Comfort Doramas" da Autora

"Hotaru no Hikari" - quem não se divertia com Amemiya (Haruka Ayase) e Takano-buchou (Naohito Fujiki)? E ainda teve mais uma temporada e filme!

Temos os chamados comfort foods, aquele tipo de comida que nos traz sensação de conforto, bem estar e tranquilidade e dane-se se vai ganhar quilos a mais. 

No caso de doramas, temos aqueles levinhos, bem tranquilos e alegrinhos que fazem a gente se sentir melhor depois de um dia terrível. Quando acontece isso, melhor assistir algo mais leve que pode fazer a gente chorar um pouquinho, mas depois pode fazer a gente se sentir melhor, esquecendo dos problemas pelo menos um pouco.

Os melhores comfort doramas que conheci seriam os famosos asadora (doramas matinais da NHK que são transmitidos de segunda à sábado entre 8 às 8:15, duram quase o ano todo, tem mais de 100 capítulos, mas são curtinhos que, se pegar pra maratonar, nem vê a hora passar), que são levinhos, mesmo sendo personagens que viveram na era Meiji-Taisho-Showa, passaram dificuldades, mas sempre viviam pelo lado otimista. Quando sair em DVD/Blu-ray compilados, assistam que vale o tempo. Só ainda não indico, porque eu tenho que criar vergonha na cara, ir na locadora e assistir.

Mas temos os doramas especiais, o que chamamos de tampatsu dorama, que seriam filmes feitos especialmente para TV, como aqueles que são transmitidos na virada de temporada, têm duas horas de duração ou no máximo dividem em duas partes. Ou os especiais do programa de caridade 24 Hour Television

Vou listar alguns que para mim seriam os doramas que me fazem meu dia melhor. Alugns deles fizeram parte da minha lista infinita de resenhas.

Lembrando que não está em ordem de preferência, ou seja, no aleatório do jeito que a autora aqui gosta.

Higuma (悲熊, 2020): O cotidiano de um urso-pardo órfão que trabalha em um pesqueiro local que tenta ver o lado positivo de seus momentos azarados, porque nem tudo é tristeza.

O mini-dorama foi transmitido em dezembro de 2020 pela emissora NHK, em dez episódios de cinco minutos cada, sobre o dia-a-dia do urso-pardo que sofre infortúnios na vida mas sempre procura o lado positivo e alegre da vida. 

Teve uma segunda temporada, transmitida em dezembro de 2021, no mesmo formato, tendo os personagens principais, mais a ursa Kumanna. Só que foram seis episódios.


Kotaro wa Hitorigurashi (2021):
 Kotaro Sato, um menino de apenas cinco anos, é o novo morador do apartamento do prédio Shimizu Apartments. Aos poucos, ele transforma a vida dos moradores do prédio e de seu professor.

Baseado no manga do mesmo nome, foi transmitido na primavera de 2021 na grade noturna de sábado da emissora TV Asahi. Tipo de enredo que todo mundo pode assistir, mesmo sendo ficção, mas bom para explicar sobre vários assuntos abordados na história, como violência doméstica, abandono, pressão familiar, entre diversos temas, sem militância, levantar bandeiras e tals. 

Como foi baseado em manga, e o mesmo ainda em andamento, teria a possibilidade de uma segunda temporada - o que realmente aconteceu e está na lista da temporada desta primavera, praticamente quase todo o elenco da primeira.


Kieta Hatsukoi (2021):
 Por causa de uma borracha e um mal-entendido, dois rapazes do colegial começam a ter sentimentos um pelo outro.

Dorama fofo, leve e sim, com tema BL, mas a história é tão engraçadinha que a gente esquece desses detalhes, porque as situações são hilárias, ainda mais por parte do Aoki (interpretado por Shunsuke Michieda), completamente atrapalhado.

Detalhe que o manga foi publicado em uma revista para público shoujo (foi a revista "Bessatsu Margaret"), o manga se encontra na seção shoujo mas tem tema BL, mas o importante é a história ter conquistado muitas dorameiras. Se vai ter uma segunda temporada, só kamisama sabe, porque os atores que interpretaram o quarteto principal, já passaram dos vinte (para terem uma idéia, o ator que interpretou Ida, Ren Meguro, hoje está com 26 anos, e acho que vai ter muita gente reclamando de colocar gente "mais velha" pra interpretar um colegial...)


Koshoku Robotto (2017):
 Um restaurante tem um sistema de pontuação em que o cliente, ao completar 3000 pontos, ganha um brinde em sua casa. O brinde seria um andróide de 25 cm de altura, que a princípio poderia ser algo inútil, mas que acaba sendo um ajudante para a pessoa no quesito de refeições, de como se alimentar melhor, já que os clientes do restaurante a maioria eram solteiros ou divorciados, e que mal sabiam fritar um ovo.

O andróide por sua vez, acaba sendo quase um membro da família, pois ajuda não somente nas refeições, mas também na sua vida cotidiana.

"Koshoku Robotto" foi o primeiro dorama na grade "ShinDora", que passa nas madrugadas de segunda para terça-feira pela NTV. Seriam temas mais leves, e dedicado para novos diretores e roteiristas, bem como atuação de membros dos Johnny's que, no quesito atuação era quase nula. Fez tanto sucesso que a emissora mantém até hoje essa grade.

Só não assistam doramas envolvendo comida de estômago vazio, porque depois dá muita fome e vontade de querer comer as coisas gostosas que aparecem...


Gouhobi Gohan (2021)
: Sakiko Ikeda é uma novata numa empresa e se sente deslocada no ambiente do trabalho. Todos os dias, após o trabalho, volta para casa e prepara deliciosos pratos ou vai em restaurantes para compensar o dia difícil.

Esse dorama descobri graças às queridas dorameiras do Instagram que me indicaram, por se tratar de um tema leve, descontraído e muita comida. Do tipo, o dorama levou o conceito de comfort food ao ponto da protagonista experimentar o verdadeiro churrasco!!!

Um dos motivos porque as dorameiras do IG conseguiram esse dorama, pois quando foi transmitido, além de ter sido de madrugada, foi em canal pago da TV Tokyo: no elenco, tem o ator Yuki Furukawa, bem conhecido no grupo (por causa de "Itazura na Kiss").


Yugure ni, Te o Tsunagu (2023): Dois jovens que por destino acabam por dividir a mesma casa e ambos possuem sonhos que querem realizar: Soramame Asagi, uma jovem do interior de Kyushu, vai para Tóquio reencontrar seu namorado de infância, sofre a maior decepção da sua vida, e tenta realizar seu sonho de ser estilista; Oto Umino, um jovem de Kobe, resolve ser compositor musical a contragosto da família, nenhuma música é aprovada e tem que trabalhar numa cafeteria para pagar as contas. A amizade entre Soramame e Oto começa a ganhar novos rumos.

Foi um dorama que agradou 95% dos dorameiros no IG que eu sigo (os outros 5%, a gente nem tem como falar algo, afinal gosto nunca se discutiu), por causa dos protagonistas, que por ocaso do destino no passado, acabam dividindo a mesma casa, enfrentando dificuldades, e a amizade que acaba ganhando um bônus a mais. Fora que a história é divertida, mas claro que tem partes choráveis e torcendo para um final feliz.

Eu sei que tem muito mais, claro, a lista de doramas é longa pra caramba, e a gente dorameira doente que é, vai demorar anos, se bobear temos que reencarnar para tentar terminar. Mas sempre vai ter aquele comfort dorama que faz a gente rir, esquecer da vida dura do dia-a-dia, se emocionar com os personagens, chorar com eles, divertir com eles. E dar aquela aquecida no coração, porque chega de notícia ruim.

Imagens: NHK, NTV, TV Asahi, TV Tokyo, TBS.

Com exceção de "Koshoku Robotto", o restante dos doramas podem ser encontrados legendados (em português) no fórum do Asian Team.

Comments