[Exposição] "Tove Jansson and The Moomins" - Mori Art Museum Gallery (Tóquio)


Em outubro de 2021, fui na exposição da artista plástica e ilustradora finlandesa Tove Jansson em Nagoya, mas eram somente das tiras que ela publicou em jornais e revistas (e por serem materiais originais, não permitiram fotos). A exposição que fui em agosto deste ano, graças à revista Hanako, soube que estava tendo uma mais completa, que compreende toda a fase artística da autora, desde quadros e aquarelas até murais e painéis, incluindo seu material de trabalho, trabalhos originais em revistas e jornais. 

Tirando um painel que trazia toda a biografia e cronologia da autora, o restante era liberado fotografar, mas era impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo - ver com calma e fotografar. Pelo menos para mim, que gosto de apreciar bem pra depois tirar alguma foto que valha... 

(Se bem que eu acabei comprando o livro que traz quase todas as fotos da exposição, e valeu muito a pena, especialmente para ter como recordação.)

Para quem não sabe, Tove Marika Jansson nasceu em Helsinque, Finlândia em 1914 (antes, o país se chamava Grão-Ducado da Finlândia do Império Russo), filha de um escultor e de uma ilustradora, estudou em Helsinque, Estocolmo e Paris. Embora até hoje seja conhecida por ter criado Moomintroll, Jansson também foi ilustradora da revista finlandesa (mas de língua sueca) GARM, que era um revista de sátira política (Tove começou como cartunista nessa revista aos 15 anos de idade e ficou até o fim da revista, em 1953), fez diversos painéis e ilustrou a versão sueca de "O Senhor dos Anéis" e "Alice no País das Maravilhas".

Os Moomins, que Tove havia criado durante a época em que ilustrava para a revista GARM, teve seu primeiro livro publicado em 1945. Os mais atentos perceberam que a maioria dos personagens foram inspirados diretamente em sua família e amigos, e embora as histórias fossem direcionadas para o público infanto-juvenil, elas trazem no fundo temas sociais, mas que não tiram o encanto dos personagens - que são admirados na maioria dos países.

Para terem uma idéia o quanto os personagens são populares aqui no Japão (que até hoje nunca descobri o motivo), na cidade de Hanno, Saitama, tem um parque temático dos Moomins, o Moomin Valley Park, fundado em 2019 (embora o plano inicial era em 2015. em comemoração ao centenário da artista Tove Jansson), além de várias lojas franqueadas dos personagens. O parque é o segundo que existe no mundo, sendo o primeiro fora da Finlândia. 

A exposição atual - que começou em Tóquio e vai se estender para Hokkaido, Nagano e Aichi - é uma colaboração com o Helsinki Art Museum, onde está todo o acervo de Tove Jansson, desde os primeiros trabalhos, materiais utilizados até itens pessoais. Na exposição japonesa, os poucos itens pessoais eram o material de pintura, pequenas estatuetas em cerâmica dos Moomintroll feitas pela empresa Arabia, os óculos que usava e a coroa de flores que Jansson usava para comemorar seu aniversário. 

E também em comemoração aos 80 anos dos personagens Moomin, que costuma comemorar no dia 9 de agosto, na verdade é a data de aniversário de Jansson. 

Em Tóquio, a exposição foi realizada entre os dias 16 de julho a 17 de setembro no Mori Art Museum Gallery que fica no 52o. andar do Roppongi Hills Mori Tower (no mesmo andar, encontra-se o observatório e o Tokyo City View - quem lembra da postagem da exposição das fotos de Paul McCartney, foi lá). Dependendo do dia, teria que fazer reserva - mas quando fui, era um domingo e consegui ingresso no dia mesmo.

"Fairytale Panorama" foi feita em 1949 para um jardim-de-infância da cidade de Kotka, Finlândia. São dois murais, e se repararem bem, aparecem os personagens do Moomin Valley.

Na exposição, na divisão dos painéis, são os títulos originais em sueco dos nove livros  da série "Moomin" que Jansson lançou de 1945 a 1970.

Wellspring of Life, 1944 - um dos quatro vitrais que Tove Jansson fez para o Apollonkatu Girls' School, uma encomenda feita por Karin Allardt Ekelund, na época diretora do colégio e amiga de Signe Hammarsten Jansson (mãe de Tove).

O tema da exposição comemorando os 80 anos dos personagens de Moomin Valley - "A Porta Está Sempre Aberta".

"Victorian Scrap", de 1970. À esquerda, o rascunho e à direita a versão original.

Ilustração que Tove Jansson fez para os alunos de uma classe do curso primário. Data desconhecida.

Tradução em japonês de uma das histórias de Moomin Valley. Na parte dedicada aos personagens, havia uma sala repleta de tiras, do teto ao chão.

Ilustração do livro "The Dangerous Journey", de 1977, publicado na Suécia.

Detalhes do mural "Play" do Moominvalley que Jansson fez para a ala infantil do Aurora Hospital em Helsinque em 1956. Se juntarem os três quadros, formam o mural que hoje está no Park Hospital (a cópia restaurada está no Children's Hospital que é temático dos Moomin).

Para quem mora aqui, a exposição seguirá para Hokkaido, Nagano e terminará em Aichi. É uma oportunidade para conhecer muito mais do trabalho de Jansson, que muita gente associa o trabalho dela com os Moomin (e ela tem muito mais do que isso, incluindo alguns livros "mais adultos" que ela escreveu até o fim da vida). Sua vida pessoal, embora tivesse um lado boêmio nos anos 40, teve uma parceira que a acompanhou no final dos anos 50 até sua partida, em 2001, e viviam discretamente na Finlândia e passavam férias juntas desapercebidas (na Europa, relacionamentos do mesmo sexo eram tabu na época, tanto que Tove descrevia seus relacionamentos com mulheres como "fantasmas", e o termo que usava pela sua homossexualidade era "ter se tornado uma assombração"). O personagem Snufkin foi baseado em um de seus namorados, o ativista político Atos Wirtanen, e Too-Ticky, foi inspirada pela sua parceira de longa vida, a artista gráfica e professora finlandesa Tuulikki Pietilä. 

Suas obras artísticas e literárias traziam um pouco de seu lado pessoal, mas fazia de forma discreta, tanto que até hoje Tove Jansson tem muita popularidade, especialmente em sua terra natal, Helsinque, onde o Museu de Arte de Helsinque tem um espaço completamente dedicado à ela.

Fontes: Tove Jansson Official site, Helsinki Art Museum, Moomin Official Site, livro "Tove Jansson and The Moomins" (editora Asahi Shimbun, vendido na exposição de 2025);

Imagens: Todas da autora durante a exposição, exceto a que abre a postagem, do site oficial do evento ("Autorretrato de Tove Jansson com os Moomins", 1952).

Comments